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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Efeitos de recurso audiovisual sobre a ansiedade de jovens submetidos à exodontia de terceiro molar = Effects of audiovisual preparation on anxiety in young people undergoing third molar extraction
Title Alternative: Effects of audiovisual preparation on anxiety in young people undergoing third molar extraction
Author: Zanatta, Juliana, 1982-
Advisor: Moraes, Antonio Bento Alves de, 1941-
Abstract: Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do oferecimento prévio de informação procedural e sensorial sobre as respostas de ansiedade de jovens submetidos à exodontia de terceiros molares. Participaram deste estudo 83 pacientes, de 14 a 24 anos, que necessitavam de exodontia de, pelo menos, um terceiro molar em uma sessão odontológica. Os pacientes foram selecionados e alocados, aleatoriamente, em dois grupos: Controle e Experimental. O planejamento experimental foi subdividido nos momentos: Triagem (Entrevista Inicial, Pré-Cirúrgico I e Recurso audiovisual para o Grupo Experimental); Exodontia (Pré-Cirúrgico II); e Sutura (Remoção de Sutura). A Entrevista Inicial apresentou questões abertas e fechadas sobre hábitos, experiência odontológica e história de uso de medicamentos. Os momentos Pré-Cirúrgico I, Pré-Cirúrgico II e Remoção de Sutura envolveu aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). O recurso audiovisual sobre a exodontia de terceiro molar foi apresentado somente para o Grupo Experimental e, imediatamente após assistirem ao vídeo, os pacientes responderam ao Questionário para Avaliação do Vídeo Informativo. Os dados obtidos pela entrevista, os escores obtidos pelos instrumentos IDATE e Questionário para avaliação do vídeo informativo foram analisados por meio de análise descritiva, testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher, Análise de Variância com Modelos Mistos e Tukey-Kramer, considerando o nível de significância de 5%. Os resultados apontaram que não houve alteração dos escores de ansiedade nos dias da Triagem e Exodontia para o Grupo Experimental, ou seja, não há aumento dos escores de ansiedade frente à Exodontia para os pacientes que assistiram ao vídeo informativo. Este resultado não é observado no Grupo Controle, que apresentou aumento dos escores de ansiedade no dia da exodontia. Sugere-se possível efeito do vídeo informativo para redução dos escores de ansiedade nos pacientes submetidos à exodontia de terceiros molares. Ainda, pode-se observar que este procedimento cumpriu sua função de informar, já que os pacientes relatam conteúdos do vídeo em questões abertas. Ressalta-se que 90% dos pacientes se sentiram mais tranquilos ou confiantes após sua exibição, além de gostarem de receber informações pré-operatórias e fazerem uma boa avaliação das mesmas. Conclui-se que as informações pré-operatórias, oferecidas por meio de um vídeo informativo, podem levar à redução significativa da ansiedade em pacientes submetidos à exodontia de terceiros molares. Ainda, este tipo de procedimento é eficaz no oferecimento de informações para uma população jovem, já que os pacientes fizeram uma avaliação positiva deste procedimento preparatório

Abstract: The aim was to evaluate the effects of offering prior procedural and sensory information on anxiety responses of young people undergoing third molars extraction. The study included 83 patients, 14-24 years old, who needed extraction of at least a third molar in a dental session. The patients were selected and randomly assigned into two groups: Control and Experimental. The experimental design was subdivided into periods of times: Triage (Initial Interview, Pre-Surgical I and informative video for the experimental group); Extraction (Pre-Surgical II); and Suture (suture removal). The Initial Interview presented open and closed questions about habits, dental experience and drug use history. The Pre-Surgical I, Pre-Surgical II and Suture Removal times involved application of State-Trait Anxiety Inventory (STAI). The audiovisual resource about third molar extraction was presented only to the Experimental Group and immediately after watching the video, patients responded to the Questionnaire for informative video assessment. The data was obtained by interview, the scores were obtained by STAI and questionnaire for informative video assessment were analyzed using descriptive analysis, Chi-square, Fisher exact, mixed models for repeated measures (Proc Mixed in the SAS program) and Tukey-Kramer (p-value ? 0.05). The results showed that there was no change in anxiety scores on Triage and Extraction for the Experimental Group, ie, there was no increase in anxiety scores across the Extraction for patients who watched the informative video. This result is not observed in the Control Group, which showed an increase of anxiety scores on the day of extraction. It suggests possible effect of informative video to reduce anxiety in patients undergoing third molars extraction. Furthermore, it can be observed that the instrument fulfill their function to inform since patients report video contents in open questions. The tranquilizing effect of this preparatory procedure is emphasized because 90% of patients felt more relaxed or confident after the video display, as well as they liked to receive preoperative information and did a good evaluation. It can be concluded that the preoperative information, offered by an informative video, can lead to significant reduction of anxiety in patients undergoing third molars extraction. This type of procedure is effective in providing information and patients gave a positive evaluation of this preparatory procedure
Subject: Ansiedade
Adolescentes
Dente serotino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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