Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287788
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A inserção de conteúdos de Geociências nas ações pedagógicas do movimento Escoteiro no Brasil
Title Alternative: The Geosciences contents inserting on pedagogical actions of the Boy
Author: Silva, Camila Moreno de Lima, 1990-
Advisor: Imbernon, Rosely Aparecida Liguori
Abstract: Resumo: O Movimento Escoteiro (ME) no Brasil, a despeito de sua longa existência e do papel que tem exercido como movimento de educação não formal, não apresenta estudo que demonstre como o movimento tem se inserido na formação dos milhares de crianças e jovens ao longo de décadas. Podemos contar milhares de brasileiros que estiveram, em algum momento de suas vidas, envolvidos em Grupos Escoteiros (GE) e participaram das atividades Escoteiras que seguem um desenho pedagógico baseado no desenvolvimento de "competências" e "habilidades" atingidas a partir de um programa de méritos. As atividades, em geral, são realizadas ao ar livre, e temas associados a conteúdo das Geociências envolvem o "observar" e "(re)conhecer" os processos da dinâmica terrestre. Neste estudo avaliamos o referencial documental (livros, manuais, guias, etc.) obtidos junto à União de Escoteiros do Brasil - UEB; entrevistamos membros do ME; e identificamos nos eventos Escoteiros a aplicação de atividades que envolvam conteúdos de Geociências. Das avaliações realizadas propusemos roteiros de atividades que abordam conteúdos das Geociências, e elaboramos duas Especialidades que se inserem no sistema de progressão pessoal do ME e que se focam em conteúdos específicos dessa ciência

Abstract: The Scout Movement (ME) in Brazil, in spite of its long existence and the role it has played as non-formal education movement, has no study showing how the movement has been inserted in the training of thousands of children and young people throughout decades. We can count thousands of Brazilians who were, at some point in their lives, involved in Scouts Groups (GE) and participated in the Girl Scouts activities following a pedagogical design based on the development of "skills" and "skills" hit from a program merits. The activities generally are held outdoors, and topics related to content of Geosciences involve the "watch" and "(re) know" the processes of terrestrial dynamics. We evaluated the document reference (books, manuals, guides, etc.) obtained from the Scout Union of Brazil - UEB; interviewed members of the ME; and we identify Scout events enforcement activities involving Geoscience contents. Of assessments carried out activities proposed roadmaps that address the Geosciences contents, and prepare two specialties that fall within the personal progression of ME system and that focus on specific content of this science
Subject: Educação não-formal
Escoteiros - Brasil
Geociências
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_CamilaMorenodeLima_M.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.