Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287753
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Metodologia de análise dos livros didáticos : o caso do ciclo da água
Title Alternative: Analytical methodology for analyzing textbooks : the case of water cycle
Author: Alves, Emerson Jhammes Francisco, 1986-
Advisor: Greco, Roberto, 1973-
Pincanço, Jefferson de Lima
Abstract: Resumo: A presente pesquisa visa propor um método capaz de analisar os livros didáticos e verificar a presença e o nível da abordagem sistêmica. A análise é feita no tema ciclo hidrológico apresentado nas coleções de livros de Ciências e Geografia. O interesse é propor um procedimento capaz de compreender como abordagem sistêmica é apresentada. A metodologia utiliza são mapas conceituais que visa analisar palavras, processos, esferas terrestres, imagens e conceitos relacionados ao ciclo hidrológico. Além disso, são quantificados os agentes como: evaporação, condensação, precipitação, vento, rio, vegetação, sol entre outros. Ao longo da pesquisa é caracterizado um novo método para analisar as coleções de livros didáticos de Geografia e Ciências, focando questões relacionadas aos aspectos na abordagem sistêmica a partir do estudo do ciclo hidrológico. Dentre a construção do método utilizado nessa pesquisa o mapa conceitual se destacou, sendo capaz de quantificar e sistematizar as esferas do ciclo hidrológico. Esse método nos leva a identificação da abordagem sistêmica ou analítica nas coleções de livros didáticos de Geografia e Ciências, e contribui para o uso da noção de sistemas na observação de fenômenos cíclicos, a estruturação de conceitos, processos por meio de mapas conceituais e compreendendo a abordagem sistêmica na totalidade dos fenômenos ocorrentes no ambiente natural

Abstract: This research aims to propose a method to analyze the textbooks and verify the presence and the level of systemic approach. The analysis is based on the theme hydrological cycle presented in the collections of Science and Geography books. The interest is to propose a procedure capable of understanding how systemic approach is presented. The methodology uses are conceptual maps that aim to analyze words, processes, terrestrial spheres, images and concepts related to the hydrological cycle. In addition, agents are quantified as: evaporation, condensation, precipitation, wind, river, vegetation, sun and more. During the research is characterized a new method for analyzing the collections of textbooks of Geography and Sciences, focusing on issues related to aspects of the systems approach from the study of the hydrological cycle. Among the construction of the method used in this research the concept map stood out, being able to quantify and systematize the spheres of the hydrological cycle. This method leads to identification of systemic or analytical approach in the collections of textbooks of Geography and Sciences, and contributes to the use of the concept of systems in observation of cyclic phenomena, structuring concepts, processes through concept mapping and understanding the systemic approach to all the phenomena occurring in the natural environment
Subject: Geografia
Livros didáticos
Ciclo hidrológico
Editor: [s.n.]
Citation: ALVES, Emerson Jhammes Francisco. Metodologia de análise dos livros didáticos: o caso do ciclo da água. 2014. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287753>. Acesso em: 26 ago. 2018.
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alves_EmersonJhammesFrancisco_M.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.