Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287642
Type: TESE
Title: A presença do evolucionismo e do criacionismo em disciplinas do Ensino Medio (Geografia, Historia e Biologia) : um mapeamento de conteudos na sala de aula sob a otica dos professores
Title Alternative: The presence of evolucionist and creacionist theories in high school subjects (Geography, History and Biology) : a survey of contents in classroom under the teachers' view
Author: Souza, Carina Merheb de Azevedo
Advisor: Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Figueroa, Silvia Fernanda de Mendonça
Abstract: Resumo: A pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil e as práticas educacionais adotadas por professores de Ensino Médio em relação ao evolucionismo e ao criacionismo. Esta pesquisa foi motivada por minha experiência profissional como professora de Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio, o que me levou a perceber certa resistência por parte dos alunos em relação a tais temas e, em decorrência disso, uma dificuldade do professor para ministrar o tema ¿Origem do Universo¿. Foram pesquisados alguns aspectos das estratégias pedagógicas adotadas por professores de História, Geografia e Biologia do Ensino Médio de Campinas e região, atuantes nas redes pública e privada. Para a realização da pesquisa foi elaborado um protocolo de entrevista, usando o modelo semi-estruturado, que procura investigar algumas características das práticas adotadas por esses professores dentro da sala de aula, e o uso das imagens no ensino dessas duas abordagens pelos mesmos

Abstract: This research aims to know the educational profile, and classroom practices related to Evolutionism and Creationism put forward by High school teachers. This study was motivated by the author's professional experience as teacher of geography in High and Elementary School, when she faced resistance from the students, and difficulties to teach the theme ¿Origins of the Universe¿. The research focused on the aspects of educational practices adopted by High School teachers of Biology, Geography, and History working in public, and private schools in Campinas, and region. A questionnaire was developed, and used to investigate some characteristics of the practices adopted by these teachers in classroom, and also the images they eventually use in teaching both theories
Subject: Criacionismo
Evolução
Professores - Ensino
Práticas educativas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IG - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_CarinaMerhebdeAzevedo_M.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.