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Type: TESE
Title: Trajetorias e desafios da avaliação em ciencia, tecnologia e inovação
Title Alternative: Evaluation of science, technology and innovation : trajectories and challenges
Author: Zackiewicz, Mauro
Advisor: Salles Filho, Sérgio, 1959-
Filho, Sergio Luiz Monteiro Salles
Abstract: Resumo: A discussão sobre desafios e trajetórias da avaliação em ciência, tecnologia e inovação (C, T &L) está diretamente ligada aos desafios de compreender como participação e aprendizado se relacionam com avaliação. A partir de um esquema analítico geral, são discutidos os fundamentos, a variação de formas possíveis e os principais desafios colocados aos processos de avaliação. Alguns problemas importantes em avaliações merecem destaque, como os limites lógicos à escolha social, a delimitação das relações de causalidade e atribuição, a legitimação via objetivação das avaliações e as inevitáveis influências subjetivas. A Parte 1 deste trabalho aborda o tema avaliação de modo relativamente abstrato, com ênfase em aspectos conceituais e lógicos dos processos individuais e sociais que geram as avaliações e seus métodos. Na Parte II, a discussão se volta aos diferentes contextos para os quais métodos de avaliação da ciência e da tecnologia foram desenvolvidos. Os principais métodos correntemente empregados para avaliar a C&T são apresentados e um método especificamente desenhado para a avaliação no contexto da C&T em Rede é descrito detalhadamente. Essa forma institucional da ciência e tecnologia é caracterizada pela co-existência de múltiplos arranjos entre múltiplos atores da sociedade, orientados à produção de conhecimento e inovação. Nela, características como participação, aprendizado e promoção de efeitos de coordenação visando inovação são distintivas. Essas premissas são ponto de partida para o Método de Avaliação em Múltiplas Dimensões (MDM) apresentado e discutido ao final do trabalho

Abstract: The challenges and trajectories facing evaluation practices in science, technology and innovation are directly related to the comprehension of the links between evaluation, learning and actor's participation. A general analytical framework is proposed to discuss the evaluation practices fundamentals, their methodological variability and their main threats. Some important problems are highlighted, as the logical limits to social choice, the causal attribution between phenomena, the legitimacy of objective structures vis a vis the inexorable subjective influences. Part I presents in a formal way the logical and conceptual aspects of individual and collective methods and processes of evaluation. Part II presents three different institutional contexts of science and technology activities and the different methodological approaches that each one requires and legitimates. The main methods currently used to evaluate science and technology are discussed under this framework and a specific method designed to work in a network context is detailed. The institutional context of the Network Science and Technology is characterized by the coexistence of heterogeneous actors and organizations arrangements oriented to produce knowledge and innovation. At this context, elements like participation, learning and coordination effects are distinctive. These are premises of he Multi Dimensional Method of Evaluation (MDM) presented and discussed at the end of this work
Subject: Ciência e tecnologia
Pesquisa e desenvolvimento - Avaliação
Inovações tecnológicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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