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Type: TESE
Title: Geotecnologias no ensino de geografia = livros didáticos e práticas educativas para o ensino médio em Feira de Santana, BA
Title Alternative: Geotechnologies and geography teaching : textbooks and educational practiceto secondary school in Feira de Santana, BA
Author: Silva, Fabio Gonçalves, 1985-
Advisor: Carneiro, Celso Dal Ré
Abstract: Resumo: Nos últimos anos a Geografia diversificou a utilização de tecnologias para análise espacial. As geotecnologias permitem olhares diferenciados sobre o espaço. É oportuno pensar como as geotecnologias (sensoriamento remoto, SIG e GPS) são abordadas em livros didáticos de geografia do ensino médio e apontar possibilidades de uso no contexto da Geografia escolar. O objetivo geral da pesquisa, caracterizada como um estudo de caso pela particularidade do fenômeno em estudo e possível aplicabilidade em outras situações, é investigar o uso das geotecnologias como recurso didático para ensino de Geografia em dois contextos: (a) em livros didáticos adotados no ensino médio, e (b) em oficinas aplicadas para alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais do município de Feira de Santana (BA). A seleção de livros foi feita com base no catálogo de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM); foram analisados, dentre outros aspectos, os conceitos e a presença de atividades que envolvam geotecnologias. A aplicação das oficinas nas escolas foi precedida por visitas às escolas participantes e diálogos com os professores de Geografia para elaboração das atividades. A análise dos livros didáticos mostrou que imagens orbitais e fotografias aéreas estão presentes nos oito livros investigados, contudo estes não exploram todo o potencial de análise que as imagens oferecem, sendo consideradas demasiadamente restritas. Em relação aos conceitos, dois livros são considerados satisfatórios, em cinco, algumas geotecnologias são negligenciadas e em um livro analisado, inexiste referência às geotecnologias, apesar de constar uma única imagem de satélite. As atividades de interpretação de imagens em sala de aula buscaram auxiliar três professores de Geografia a utilizar imagens de sensoriamento remoto como recurso didático. As práticas, planejadas e aplicadas no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (CMLEM) e no Colégio da Polícia Militar (CPM), pretenderam estimular o aprendizado de alunos do ensino médio acerca de conteúdos e temas da Geografia escolar, envolvendo ferramentas do ambiente Google Earth, leitura de fotografias aéreas verticais para elaboração de mapas parciais de Feira de Santana. Estudou-se a complexidade da organização do espaço mundial, por meio de abordagem sobre limites nacionais e países em conflito na atualidade. O resultado foi amplamente satisfatório. A pesquisa é indicativa de que abordagens similares podem ser feitas em outros contextos, para ampliar o domínio de técnicas de representação cartográfica por parte de estudantes de nível médio

Abstract: In recent years Geography has diversified the use of technologies for spatial analysis. The geotechnologies that allow different points-of-view on the space. It is important to consider how geotechnology (remote sensing, SIG and GPS) are addressed in geography textbooks of the secondary school and indicate out their uses in the context of school geography. The objective of the research, featured as a case study of the particularity of the phenomenon under study and potential applicability in other situations, is to investigate the use of geotechnology as a teaching tool for the teaching geography in two contexts: (a) in textbooks adopted in high schools, and (b) in workshops applied for secondary school students from public schools in the municipality of Feira de Santana, State of Bahia, Brazil. The selection of the books was based on the catalog of textbooks approved by the National Program of Textbooks for Secondary Schools (PNLEM). Among other aspects, concepts and activities that involve the presence of geotechnologies were analysed. The application of the workshops was preceded by visits to participating schools and by dialogues with the Geography teachers for development of activities. The analysis of the textbooks pointed that satellite images and aerial photographs are presents in eight books investigated, but these do not exploit the full potential of analysis offered by image, considered thus a lot restricted. In relation to the concepts, two books are considered satisfactory, in five, some geotechnologies are neglected and in one book analised, there is no reference to geotechnologies, despite it includes just one satellite image. The activities of image interpretation that occurred in classroom sought to help three Geography teachers in use remote sensing images as a teaching resource. The practical activities, planned and implemented the Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães (CMLEM) and the Colégio da Polícia Militar (CPM), was intended to stimulate the learning of middle school students on content and themes of school Geography, involving tools of environment Google Earth and reading vertical aerial photographs to students produce maps from Feira de Santana. The complex organization of global space was studied by approaching national boundaries of a few countries under contemporary conflicts. The result was very satisfactory. The research indicates that similar approaches can be made in other contexts, to extend the domain of technical cartographic in representation by secondary school students
Subject: Geografia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Geotecnologia ambiental
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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