Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287085
Type: TESE
Title: Interdisciplinariedade por meio da concepção de ciclo da agua em uma bacia de drenagem de Campinas, SP
Title Alternative: Interdisciplinary through the cycle of water conception in a drainage basin at Campinas, SP
Author: Ribeiro, Stella Regina
Advisor: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa consiste em um trabalho desenvolvido em escola pública municipal da cidade de Campinas em parceria com duas professoras que ministravam as disciplinas de Geografia e Ciências no Ensino Fundamental para alunos de 5ª série. Foram realizadas atividades de formação continuada nas quais objetivo era investigar o ensino tratando questões ambientais. Houve um esforço de tratar o ciclo da água de forma sistêmica utilizando distintas fontes de informação desde científicas a populares. O ciclo da água foi tratado a partir do local (microbacia de drenagem). O pressuposto do trabalho defende integração curricular por meio de debate e pesquisa colaborativa. Mostra-se a existência de dificuldades no tratamento do ciclo da água embora notem-se avanços em relação ao ensino apoiado em modelos extremamente simplificados. Atividades de campo mostraram-se especialmente enriquecedoras para professores e alunos começarem a refletir sobre o modelo de ciclo da água

Abstract: This research consists in a work developed at a public school in Campinas, SP. There was a partnership with two teachers, one geographer and other science teacher, who teach to 11 years old kids. Activities from continuing teacher were developed and the objective was investigate the teaching of addressing environmental studies. There was an effort to treat the water cycle upon systemic approch using different sources of information (scientific and popular ideas). We defend the curricular integration by means of collaborative research. We show up that there are difficulties to understand the cycle of water though we observe advances in teaching. These advances are concerning with field trip activities
Subject: Geologia - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciclo hidrologico - Formação de professores
Ensino fundamental
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ribeiro_StellaRegina_M.pdf4.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.