Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287066
Type: TESE
Title: Analise das imagens geocientificas em livros didaticos de ciencias
Author: Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Advisor: Compiani, Mauricio, 1956-
Abstract: Resumo: o tema central desta dissertação são as imagens referentes aos conhecimentos geocientíficos contidas nos livros didáticos de Ciências de Sa. série. Para o desenvolvimento do trabalho, os principais objetivos foram: 1. tipificar e quantificar as imagens presentes nos livros de Ciências; 2. "ler" as imagens selecionadas para a análise, segundo nossas próprias concepções/percepções, evidenciando aspectos do papel comunicativo dessas imagens; 3. classificar as imagens geocientíficas, segundo categorias de funções didáticas existentes na literatura; 4. discutir possíveis relações entre imagens e textos, avaliando o potencial comunicativo dessa relação com os conteúdos geocientíficos. O estudo mostrou que as imagens existem em grande quantidade e se apresentam mais proeminentemente nas formas fotográficas e desenhos. Possibilitou também uma familiarização com as imagens e seus textos, resultando numa descrição/interpretação "livre", que permitiu a realização dos dois últimos objetivos. A partir do terceiro objetivo, sobressaíram as fotografias com função motivadora e, genericamente, ilustrativas, como também os desenhos que buscam organizar, sintetizar em um determinado conhecimento sobre um processo ou evento, para que este seja entendido em sua totalidade. A análise das imagens e textos de Geociências conjuntamente mostrou a existência das seguintes relações: as imagens e suas legendas, as imagens e as formas de textos, as imagens e os conteúdos geocientíficos, dentre outras

Abstract: The theme of this work is the images related to geoscience inside the science textbook for 11 years old pupils. The main purposes were: (1) to show the kinds of geosciences images and to measure them; (2) ''to read" the selected images in order to analyze according to our own conceptions/perceptions made clear features of their communication power; (3) to c1assify the geoscience images according to didactical functions purposed by others authors; (4) to discuss possible relations between geosciences images and texts in order to evaluate the communication power of that relationship. The study revealed a great amount of images mainly photos and drawings. It makes possible to acquaint to these images and texts and that practice gives rise a "free" description/interpretation of them and it becomes possible to reach the next purposes. In so far as the third objective, we obtain mainly photos called as motivating as well as generically called illustrative. In other way the drawings seek to organize and to sum up in a certain space the knowledge about a process or an event in order to support a whole understanding. The analysis of the geoscience images and text shows among others interrelations between images and legend, images and kinds oftexts and images and geoscience contents
Subject: Geociências - Estudo e ensino
Imagens fotográficas
Livros didáticos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:IG - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_FernandaKeilaMarinhoda_M.pdf9.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.