Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287062
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A astronomia na formação continuada de professores e o papel da racionalidade pratica para o tema da observação do ceu
Title Alternative: Astronomy in the training of teachers and the role of practical rationality in sky observation
Author: Bretones, Paulo Sergio
Advisor: Compiani, Mauricio, 1956-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisa o avanço propiciado por um projeto de fonnação continuada para professores do ensino fundamental com o tema observação do céu em Astronomia, levando-se em conta as especificidades do conhecimento, o referencial do professor reflexivo e as práticas de tutoria. Para isto, foi realizado um curso de Astronomia para professores de Ciências e Geografia de 5' a 8' séries, com 46 horas, promovido em 2002 pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA) em Limeira. Após o curso foi estabelecido um grupo de estudos e realizadas cinco reuniões.Os dados foram obtidos por meio de avaliações, entrevistas, relatos dos participantes e registros das aulas e reuniões. São apresentados movimentos de sugestões de atividades extrac1asse, ações pessoais dos participantes sem seus alunos, relatos de ações extrac1asse e desenvolvimento de conteúdos astronômicos em aula, ações na prática pedagógica e reflexões dos participantes junto ao professor/pesquisador na avaliação de tais movimentos.Foram investigadas as mobilizações em ações e concepções dos participantes e o papel da, racional idade prática ao longo do programa.Verificou-se que o tema da observação do céu tem caracteristicas específicas na Astronomia que levam a uma prática escolar também específica em que os conteúdos e procedimentos por serem calcados na observação e sua representação solicitam uma prática escolar baseada na racionalidade prática. Mesmo um curso de fonnação de professores baseado inicialmente na racionalidade técnica, ao dar conta da observação do céu, adentra na racionalidade prática e no desenvolvimento próprio de princípios que norteiam a aquisição e o ensino dos conhecimentos referentes à observação do céu. Também se verificou que, para a observação do céu, o modelo da racionalidade prática no referencial do professor reflexivo e ações de tutoria levam à aquisição de conhecimentos, mudanças de concepções e ações extraclasse. Evidenciaram-se os aspectos da prática como ponto de partida, eixo e sua relação com a teoria. Particularmente ao conteúdo de movimento diário da esfera celeste, estabeleceram-se os princípios de relação da altura do pólo com a latitude geográfica, obliqüidade, continuidade do movimento, circularidade, tridimencionalidade e ciclicidade. Também se evidenciaram os aspectos de criatividade e desenvolvimento do pensamento prático dos participantes, com fatores que levam à caracterização de saberes plurais, que têm temporal idade e mostrando que a aquisição de conhecimento é seletiva, ou seja, situada e hierarquizada

Abstract: This work analyzes the advance spread by a project il! the continuing education training of high school teachers who teach the fundamentaIs of Astronomical sky observation, taking into account specitic knowledge, the reflective teacher &amework and tutoring practice.Base on this, a 46 hour Astronomy course was offered to Science and Geography teachers in the four last years of high school organized in 2002 by the Instituto Superior de Ciências Aplicadas in Limeira, Brazil. Following the course a study group was established and tive meetings were held.The data was obtained through assessments, interviews, and accounts by the teachers and records from the classes and meetings. Examples are: suggestions, personal actions of the teachers without their students, accounts of extracurricular activities and development of astronomical contents in class, actions in the pedagogical practices and reflections of the teachers with the teacher/researcher towards the assessment of such changes are shown.The actions and conceptual changes and the role of the practical rationality were then investigated. It was established that sky observation has specitic features that lead to an equally specific school practice, in which the contents and procedures based on observations and their representation point towards a more practical rationality. Even in a training course for teachers based on technical rationality, the introduction of sky observation deepens the practical rationality and the development of principIes that guide the acquisition and the teaching of knowledge about sky observation.It was also established that for sky observation the model of practical rationality, within the reflective teacher theoretical &amework and tutorial actions, leads to knowledge acquisition, conceptual changes and extracurricular activities.It was clear that the aspects of practice act as starting point, axis, and a relation with the theory. In particularly with regard to the daily motion of celestial sphere content, the principIes of relation of the elevation of the celestial pole to geographic latitude was established, obliquity, continuity of motion, circularity, tri-dimensionality and cyclicity. AIso established were the aspects of creativity and development of practical thinking of the participants, with factors that lead to the characterization of pluraIs knowledge, that have temporality and show that the knowledge acquisition is selective or situated and hierarchical
Subject: Astronomia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Astronomia - Observações
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bretones_PauloSergio_D.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.