Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286990
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Percursos formativos na produção de conhecimento escolar sobre solos nos primeiros anos do ensino fundamental
Title Alternative: Formative routes in the production of school knowledge about soils in the early school years of elementary education
Author: Falconi, Simone, 1974-
Advisor: Toledo, Maria Cristina Motta de
Abstract: Resumo: O ensino e a formação inicial e continuada de professores, bem como a atuação dos professores em sala de aula, têm sido muito discutidos nas instituições de ensino, faculdades e secretarias de educação. Para atender ou subsidiar os professores no desenvolvimento de suas atividades de ensino nas diversas áreas do conhecimento, observa-se o desenvolvimento de projetos que procuram favorecer a criação ou manutenção de momentos de discussões na escola entre os professores, para o planejamento das aulas. Centrando nesses momentos de reflexão, suscitados por esses projetos, que iniciei esses estudos partindo da observação e acompanhamento da implementação do Projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa, da Estação Ciência/USP, em escolas da rede pública, municipal e estadual. O projeto prioriza o ensino de ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental, através do desenvolvimento de atividades de ensino sob uma proposta didático-investigativa. Vários profissionais da educação têm discutido a eficiência de propostas de ensino como esta por proporem o desenvolvimento de atividades que estabelecem passos ou percursos metodológicos. A investigação e o estudo da literatura da área mostraram que as atividades investigativas têm um papel significativo na aprendizagem dos alunos e professores sobre determinado tema. No caso do ensino de solo na metrópole, as atividades investigativas marcaram o ensino na escola, pois mudaram a relação com o solo. A pesquisa, também, mostrou que o Ensino de Solos por meio das atividades investigativas foi um elemento formativo na aprendizagem dos alunos e professores e desencadeador do ensino por temáticas, rompendo-se a fragmentação do conhecimento e tecendo-se um conhecimento em rede

Abstract: The initial teacher?s formation and continuing education, as well as their performance in the classroom has been discussed a lot in educational institutions, colleges and departments of education. To attend or support teachers in the development of their teaching activities in various areas of knowledge, whether in Science, Geography or Portuguese Language, projects are observed in development that will encourage the creation or maintenance of the discussions at school among the teachers, for the class plan. Thinking about these moments of discussion created by these projects, this paper started with the observation and monitoring of the implementation of "Projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa", at Estação Ciência/USP (ABC Project in Science Education - Hands on / University of São Paulo), in municipal and state public schools. The Science education in the early grades of elementary school is prioritized in this project, through the development of educational activities under proposed investigative teaching approaches. The effectiveness of teaching proposals like this has been discussed by many professionals of education, because it proposes the development of investigative activities that establishes procedures or methodological steps. The investigation and study of the area literature showed that the investigative activities have a significative role on the learning process by students and teachers on a specific subject. In the case of soil teaching at the metropolis, the investigative activities marked the school's teaching, because they changed the relationship with soil. The research also showed that the Soil Teaching by investigative ways was a triggering element for thematic teaching, breaking down the fragmentation of knowledge and weaving a knowledge network
Subject: Professores - Educação (Educação permanente)
Solos - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FALCONI, Simone. Percursos formativos na produção de conhecimento escolar sobre solos nos primeiros anos do ensino fundamental. 2011. 115 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286990>. Acesso em: 18 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Falconi_Simone_D.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.