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Type: TESE
Title: Logística e uso do território brasileiro : tipologia e topologia de nós logísticos e o projeto da Plataforma Multimodal de Goiás (PLMG)
Title Alternative: Logistics and the use of Brazilian territory : tipology and topology of logistic nodes and the Multimodal Platform project of Goiás (PLMG)
Author: Braga, Vanderlei, 1975-
Advisor: Castillo, Ricardo, 1963-
Castillo, Ricardo Abid, 1963-
Abstract: Resumo: Propomos identificar, classificar e interpretar a distribuição geográfica dos chamados nós logísticos. Um destes nós são as plataformas logísticas multimodais e tomamos a Plataforma Logística Multimodal de Goiás (PLMG), em implantação no município de Anápolis, como estudo particular. Dessa forma, procuramos compreender: a) os nós logísticos e as plataformas logísticas multimodais como arranjos espaciais situados ao longo de redes de transportes e dedicados à racionalização dos fluxos materiais; b) o papel dos governos estaduais e municipais na formulação de projetos e na efetivação de plataformas logísticas; c) a guerra entre os lugares para atrair e redistribuir fluxos materiais. Para isso, a interpretação geográfica da logística torna-se fundamental para compreender a dinâmica dos fluxos materiais, o uso do território brasileiro e o planejamento (setorial e territorial), em suas diversas escalas. Os nós logísticos e, particularmente, as plataformas logísticas, fazem parte da base material e normativa de cada subespaço, conferindo-lhe melhores condições de competitividade para a prestação de serviços logísticos e melhores condições de competição para atrair fluxos materiais. Sua distribuição seletiva contribui para estabelecer seu papel na rede urbana de um país. Nesta perspectiva teórica, os nós logísticos (portos secos, centrais de distribuição, terminais portuários, plataformas logísticas, entre outros) são pontos que interligam redes de circulação, elevando os níveis de competitividade de agentes econômicos, cadeias produtivas e frações do espaço geográfico. Como categoria de nó logístico, as plataformas logísticas multimodais se destacam pela combinação de uma diversidade de equipamentos, serviços e formas de agregação de valor aos fluxos de mercadorias dos mais diversos tipos e, também, por permitirem a combinação de diferentes modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário e hidroviário), segundo aquilo que mais convém em termos de tempo e de custo a cada circuito espacial produtivo que delas fazem uso. No Brasil, existem atualmente 22 projetos de plataformas logísticas multimodais, envolvendo nove estados da federação, sem que haja qualquer tipo de coordenação dessas ações por parte do Governo Federal, isto é, são planejadas sem levar em consideração a escala do território nacional e os princípios de um federalismo cooperativo. Dessa forma, procuramos desenvolver a análise das plataformas logísticas e, especificamente, da PLMG, como nós logísticos potencialmente importantes no território brasileiro e que envolvem alguns agentes (sobretudo União, Estados e corporações) no seu planejamento, concepção e uso, podendo ser empregados pelos agentes públicos como instrumentos do aumento da competitividade territorial e da guerra dos lugares

Abstract: This work aims to identify, classify and interpret the geographic distribution of logistic nodes. Parts of those so called nodes are the multimodal platforms, and the case of Multimodal Logistic Platform of Goiás, under construction in the city of Anápolis, was taken as empirical investigation. It also aims to understand: a) the logistics nodes and multimodal logistics platforms as spatial arrangements dedicated to rationalize the material flows, b) the role of State and local governments in formulating projects to create logistics platforms, c) The war between places, occurring among different cities or states, in order to attract and redistribute material flows. Regarding to such points, the geographical interpretation of logistics is extremely necessary to understand the dynamics of material flows, the use of Brazilian territory and public projects in transports. Logistics nodes and particularly logistics platforms are part of the material basis and the norms in subspaces. Infrastructures and norms may provide a more competitive environment, either for logistics services or increasing of material flows. The selective distribution contributes to establish their role in the urban network of a country. Under such perspective, the logistics nodes (dry ports, distribution centers, ports, logistic platforms, and others) are points that connect the circulation networks, increasing competitive levels of economic agents, supply chains, and fractions of the space. Multimodal logistics platforms stand out by combining a variety of equipments, services and ways of adding value to the flows of goods, and by allowing the combination of different modes of transport (road , rail, aviation, pipeline and waterway), following the convenience of each productive spatial circuit that make use of them, regarding to costs and time spent. In Brazil, there are currently 22 projects of multimodal logistics platforms, involving nine states, without any coordination by the Federal Government, so they are designed without taking in account the national scale of territory, and the principles of a cooperative federalism. Thus, the analysis of logistics platforms, and specifically the Multimodal Logistic Platform of Goiás as an important logistic node in Brazilian territory that involves some public and private agents in its planning, design and use, and can be employed as a tool to increase local competitiveness and war between places
Subject: Logística
Planejamento regional
Planejamento territorial - Goias (Estado )
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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