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Type: TESE
Title: Cursos de educação não formal voltados para moradores de áreas de risco e técnicos da prefeitura : uma análise do seu papel
Title Alternative: Non-formal courses developed to risk area inhabitants and municipality technicians : an analysis of its role
Author: Goto, Erica Akemi, 1980-
Advisor: Picanço, Jefferson de Lima, 1963-
Abstract: Resumo: As grandes cidades brasileiras, como é o caso do município de São Paulo, passaram por uma urbanização acelerada e desorganizada a partir dos anos 60, levando a ocupação de várzeas e morros, e consequente formação de diversas áreas de risco. Uma forma de contribuir para prevenção e mitigação de acidentes e desastres nesses locais é através de trabalhos educacionais, como as capacitações de educação não formal voltadas para moradores e técnicos que nesses locais atuam. Com o intuito de entender o papel dessas capacitações e propor diretrizes básicas, foi realizado um estudo dos cursos de educação não formal voltados para prevenção e mitigação de acidentes e desastres em áreas de risco a movimentos de massa oferecidos pela Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) nos anos de 2012 e 2013. Para este estudo, acompanharam-se três capacitações: "Percepção de risco", "Capacitação para Mapeamento e Gerenciamento de Áreas de Risco" e "Riscos Ambientais Urbanos: uma Abordagem Preventiva". Para melhor compreendê-las, foram escolhidos alguns indicadores a serem observados, como o público-alvo ao qual foram destinadas e qual atingiram, distribuição geográfica dentro do município, conteúdo e linguagem, uso ou não da pedagogia crítica do lugar, papel didático das saídas de campo e relação com o gerenciamento participativo de riscos proposto pela PMSP. Como metodologia de análise, elaborou-se e aplicou-se questionário, realizou-se entrevista com técnicos da PMSP, analisou-se o material didático e outros matérias cedidos pela PMSP e acompanharam-se as capacitações. Entende-se que essas capacitações são de suma importância, contribuindo para melhorar a percepção de risco dos moradores e técnicos da PMSP. Entretanto, para que elas consigam contribuir a longo prazo para prevenção e mitigação de acidentes e desastres é interessante que não sejam entendidas como atividades pontuais, e pelo contrário, que estejam integradas ao gerenciamento participativo de risco das comunidades em áreas de risco

Abstract: The Brazilian big cities, such as São Paulo, went through an accelerated and disorganized urbanization process after the 1960s. This urbanization process resulted in the construction of low-income housing units in valleys and on slopes, which lead to the formation of many hydrological risk areas. One way of mitigate and prevent accidents and disasters on those areas is with educational activities, like the non-formal courses developed to local inhabitants and municipality technicians who work on those at risk areas. With the goal of a better understanding of the role of those non-formal courses, the author developed a research on those types of courses given by Sao Paulo city municipality during 2012 and 2013. For this research, there were three types of courses studied: "Risk Perception", "Capacity for Risk Area Mapping and Management" and "Environmental Urban Risks: a Prevention Approach". During the research, there were some characteristics observed, such as proposal course target and final course target, geographic distribution of those courses, language and content of the courses, use or not of place conscious education, didactic role of the field activities and relationship with the risk management proposed by Sao Paulo city municipality. With this methodology, there was survey elaboration and application, interview with municipality technicians, didactical material and others materials related with the courses analysis and courses observation. Those types of courses are important to develop risk perception on local inhabitants and municipality technicians. Although, those courses can't be just punctual actions. They have to be put together with community risk management
Subject: Catastrofes naturais - Avaliação de riscos
Educação não-formal
Escorregamentos (Geografia)
Educação ambiental - São Paulo
Desastres naturais
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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