Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286592
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O tema das mudanças climáticas em cursos de engenharia ambiental da cidade de Uberaba, MG
Title Alternative: Climate change in environmental engineering courses from Uberaba, MG : Climate change in environmental engineering courses from Uberaba, MG
Author: Sousa, Karina da Costa, 1989-
Advisor: Bacci, Denise de La Corte
Abstract: Resumo: evolução da sociedade humana se deu de forma empírica e, inegavelmente, íntima com a natureza. No entanto, à medida que a espécie alcançava estágios mais avançados de conhecimento, maior foi o impacto causado ao ambiente. Hoje, vislumbra-se uma situação de expressiva degradação ambiental, o que resulta em problemas socioambientais. A preocupação com o meio ambiente se tornou intensa, especialmente no meio científico, e uma das consequências disso foi a criação de cursos de formação profissional específicos da área ambiental. Dentre eles, destaca-se o curso de engenharia ambiental, voltado principalmente à prevenção e mitigação de impactos ambientais, bem como ao desenvolvimento de tecnologias para esse fim. No cenário atual, uma das questões de destaque é a das mudanças climáticas e suas consequências para a humanidade. A possibilidade de aquecimento do sistema climático global em decorrência da liberação de gases de efeito estufa pelas atividades antrópicas é uma das questões ambientais mais discutidas atualmente, e para a qual se destinam esforços mundiais. Uma parcela de responsabilidade por sua ocorrência tem sido conferida às consequências de atividades antrópicas; no entanto, esta questão se mostra controversa, já que um grupo de cientistas as admitem como parte das transformações naturais do planeta. O fato é que se trata de uma questão de extrema importância e urgência, que deve ser compreendida de forma crítica e responsável, o que evidencia a importância do campo educacional, especialmente quando se trata da educação profissional neste processo. Fica evidente também a contribuição dos conhecimentos geocientíficos na análise da questão, devido à abordagem interdisciplinar utilizada para o entendimento do planeta. A partir destas considerações, o presente trabalho objetivou investigar como o tema das mudanças climáticas é abordado nos cursos de engenharia ambiental da cidade de Uberaba, MG. Foram aplicados questionários qualitativos aos alunos de disciplinas selecionadas. A metodologia de análise das respostas foi a Análise Textual Discursiva. Os professores de Climatologia foram entrevistados, a fim de que seus depoimentos pudessem complementar a análise das concepções dos alunos. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes considerou a influência das atividades antrópicas no clima global, e, mesmo reconhecendo a influência de processos naturais, o papel das atividades humanas não foi desconsiderado. Nas aulas, o tema foi discutido predominantemente a partir do contexto dos diferentes tópicos estudados nas disciplinas, e as visões sobre a problemática variaram de acordo com eles. Embora a maior parte das aulas tenham sido expositivas, os professores de Climatologia utilizaram propostas mais desafiadoras e chamaram a atenção de seus alunos para a discussão sobre o tema. Sua abordagem valorizou o debate e a pesquisa a respeito da controvérsia. Os estudantes reconheceram relações entre o tema e sua atuação profissional, considerando que o tema deva ser abordado em projetos de trabalho e reconhecendo a competência do engenheiro ambiental para mitigar impactos relacionados às mudanças climáticas. E, apesar reconhecerem as contribuições das geociências para a compreensão deste tema e para sua formação profissional e, eles não foram capazes de desenvolver ideias mais complexas sobre o sistema climático

Abstract: The evolution of society has an intimate relation with nature. However, as humans developed and got conscious, environment has suffered the impacts of this development. Today, concern about environment has become intense, especially in scientific field, resulting on the creation of specific professional courses on environmental area. Environmental engineering is one of these courses and its major objective is to prevent and mitigate environmental impacts. Nowadays, one of the most relevant environmental concern is about climate change. Global warming and the anthropogenic release dof greenhouse gases is one of the most globally discussed environmental issue. It is a complex subject, which needs to be critically discussed and understood. Because of that, it is evident the importance of education and, specifically, the contribution of Earth Sciences knowledge. Considering this scenario, this work aimed to investigate how climate change is being taught in three environmental engineering courses from Uberaba, MG. It has been used a qualitative questionnaire, that has been answered by the students of the courses and Discursive Textual Analysis. Results have shown that most of the participant consider human¿s influence on global climate. During the classes, the theme has been discussed within the context of different topics of the disciplines and the interpretations about climate change depended on the taught subjects. Although classes was predominantly expositive, Climatology teachers used challenging approach, which incited student¿s interest. They debated the controversy related to climate change and global warming and incentivized researches about it. Students recognize the relationship between the theme and their future professional activity, considering that the subject must be discussed in work projects, and indicating environmental engineers¿ competence in mitigating environmental impacts related to climate change. And although they recognize the contribution of the Earth Sciences knowledge to comprehend the theme and for their professional formation, they could not express complex ideas about climate system
Subject: Mudanças climáticas
Engenharia ambiental
Geociências
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sousa_KarinadaCosta_M.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.