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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Lindon Fonseca Matias, Teresa Gallotti Florenzanopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 177 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleProposta metodológica para a construção de atlas escolar digital e de jogo interativo na escolapt_BR
dc.title.alternativeMethodological proposal for digital school atlas construction and interactive game in schoolpt_BR
dc.contributor.authorLima, Suely Franco Siqueira, 1963-pt_BR
dc.contributor.advisorMatias, Lindon Fonseca, 1965-pt_BR
dc.contributor.coadvisorFlorenzano, Teresa Gallottipt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subjectAtlaspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectComputação ubíquapt_BR
dc.subject.otherlanguageGeographical atlasesen
dc.subject.otherlanguageElectronic gamesen
dc.subject.otherlanguageGeographical information systemsen
dc.subject.otherlanguageUbiquitous computingen
dc.description.abstractResumo: Apesar dos avanços científicos e tecnológicos oferecerem um espectro significativamente amplo de recursos que podem ser usados na elaboração de atlas, eles são pouco ou inadequadamente utilizados para essa finalidade, principalmente com relação aos escolares. Isto pode ser explicado pela falta de conhecimento dos autores dos atlas sobre a realidade escolar e de seus alunos. Hoje os jovens estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Os alunos aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para o atlas escolar. Desse modo, se o atlas não for adequado a esses usuários, corre o risco de tornar-se desatualizado, desinteressante e ineficiente na sua função de contribuir para a aprendizagem. Esta tese propõe uma metodologia para elaboração de atlas escolar digital que visa torná-lo mais atraente, motivador, atual e capaz de proporcionar um ambiente de aprendizagem para o jovem contemporâneo. A metodologia consiste em apresentar diretrizes para a elaboração desse tipo de atlas e mostrar como utilizar recursos do jogo eletrônico, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), além de como inserir essas ferramentas na plataforma do Atlas. Na metodologia são apresentados também procedimentos para: definir as variáveis que compõem e determinam os objetivos e características do atlas; automatizar a atualização do seu conteúdo; e seleção, aquisição e elaboração de conteúdo que contribuam para o aluno aprender a aprender. Para garantir uma metodologia exequível e encontrar soluções tecnológicas e pedagógicas, ela foi aplicada na construção do protótipo do Atlas Ambiental da Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. A elaboração de um atlas com a metodologia proposta, principalmente pela inserção do jogo, requer mais tempo e a participação de profissionais de diferentes áreas e em maior número, em comparação com as metodologias existentes. Porém, ela, traz mecanismos diferenciados para o atlas escolar, principalmente quanto a atualização e a inserção da interlocução entre o SIG, jogo e texto. A metodologia possibilita abordar diferentes temas, atender a aprendizagem ubíqua, garantir o acesso ao atlas por diferentes dispositivos, colocar o aluno como sujeito da sua aprendizagem e ampliar a interatividade. Espera-se que este trabalho contribua para motivar o desenvolvimento de atlas escolar com configurações que melhor atendam as novas geraçõespt
dc.description.abstractAbstract: Despite scientific and technological advances offer a significantly wider range of resources that can be used in the preparation of atlas, these, and especially those with school purpose, make little use of these resources or do poorly, for failing to consider important aspects of school reality and their students. Nowadays, students are more connected to cyberspace and transformed with the different languages offered by media and technological resources that arise every day. Students learn, think and communicate differently from previous generations and impose new demands on the school atlas that, if do not reach a level of development consistent with those users, run the risk of becoming outdated, unattractive and inefficient in its function of contributing to the learning. This thesis proposes a methodology for the preparation of digital school atlas which aims to make it more attractive, motivating, actual and able to provide a learning environment for the contemporary young. The methodology is to provide tools and guidelines for creating electronic game, Geographic Information Systems (GIS) and integration into the Atlas platform. It also provides procedures to assist in the definition of the variables that compose and determine the objectives and characteristics of Atlas; to automate the update of its contents; and in the selection, acquisition and preparation of content that contributes for students learn to learn. To ensure a workable methodology and find technological and pedagogical solutions, it was applied in the construction of the prototype of the Environmental Atlas of cane sugar in the State of São Paulo. It was concluded at the end of this work that, the preparation of an atlas with this method, mainly with the inserting the game, requires more time for its implementation and participation of professionals from different areas and also in greater numbers compared existing methodologies. However, it brings different mechanisms for school atlas, especially as the updating and insertion of the dialogue between the SIG, game and text. The methodology enables the approach of different themes and includes the ubiquitous learning, ensuring access for different devices, place the student as the subject of their learning and provide greater interactivity increasing the possibility of interaction. It is hoped that this work will contribute to motivate the development of school atlas with settings that best meets the new generationsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Suely Franco Siqueira. Proposta metodológica para a construção de atlas escolar digital e de jogo interativo na escola. 2015. 1 recurso online ( 177 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286589>. Acesso em: 27 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAnálise Ambiental e Dinâmica Territorialpt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Geografiapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameStraforini, Rafaelpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFreitas, Maria Isabel Castreghini dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCastellar, Sonia Maria Vanzellapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCanto, Tânia Seneme dopt_BR
dc.date.available2018-08-28T00:36:15Z-
dc.date.accessioned2018-08-28T00:36:15Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T00:36:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lima_SuelyFrancoSiqueira_D.pdf: 5423672 bytes, checksum: 87669a9fbdbec6f54a9ed6fea3317bb8 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286589-
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