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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Discursos e práticas docentes de professores de um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), considerando a categoria geocientífica "lugar" e suas relações com os sentidos de "ambiente"
Title Alternative: Teacher discourse and teaching practices at a State Youth and Adult Education Center (CEEJA), to consider the geoscientific notion of "place" and its connections with different meanings of "environment"
Author: Pessoa, Terezinha Chagas Carneiro, 1960-
Advisor: Santos, Vania Maria Nunes dos, 1961-
Abstract: Resumo: Nesta pesquisa realizada por uma professora da educação básica, graduada em Ciências Biológicas, que atua como professora coordenadora na rede pública, foram analisados discursos de docentes de um CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos). Visando contribuir para uma noção de ambiente no sentido socioambiental, foi nosso interesse provocar como parte do processo de formação continuada, deslocamentos nos discursos e nas práticas docentes considerando-se a categoria geocientífica "lugar", e suas relações com os sentidos de ambiente. Para isso, verificou-se Planos de Aulas e Projetos elaborados com base nas orientações oficiais, e analisou-se, com o apoio do referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa, parte das atividades de pesquisa construídas com foco no lugar e no ambiente. Com esse intuito, realizou-se a palestra que tratou da introdução da noção de "lugar", e deslocamento da noção de ambiente com a intenção de incluir na mesma a relação com o lugar; sugeriu-se a elaboração de questões de avaliações como exercício que incluiu o local/global; vivenciou-se o mapeamento socioambiental no entorno da escola com discussão prévia com o grupo e também após a atividade; solicitou-se aos docentes que elaborassem relatórios do mapeamento, dialogando-se sobre os mesmos em reunião de ATPC (aulas de trabalho pedagógico coletivo). Considera-se com base na análise de discurso que as atividades citadas são condições de produção imediatas dos discursos, da mesma forma que os sujeitos da pesquisa, os professores e a professora coordenadora/ pesquisadora. Já no sentido amplo, as condições são o contexto sócio-histórico e ideológico. As análises realizadas indicam alguns sentidos de ambiente e percebe-se que entram na constituição dos discursos sobre o ambiente e o lugar aspectos como os saberes docentes experienciais, disciplinares, curriculares e da formação profissional. O lugar como categoria geocientífica se encontra em alguns discursos que tiveram como uma das condições de produção de sentidos o mapeamento socioambiental. Acredita-se que este acrescentou conhecimentos ao grupo, sendo que a atividade de campo no entorno da escola foi considerada uma estratégia possível para o trabalho com os conteúdos curriculares

Abstract: This study was carried out by a basic education teacher. She graduated in Biological Sciences and works as a teacher/coordinator in the public education system. In this study, the discourse of teachers of CEEJA (State Youth and Adult Education Center), was analyzed. To promote the idea of "environment" (in the socioenvironmental aspect of the word), we tried, as part of the continuous education process, to shift the discourses and practices of these teachers while considering the geoscientific notion of "place" and its connections with the different meanings of "environment." To do that, Class Plans and Projects developed based on official guidelines were evaluated. Moreover, supported by the theoretical/methodological framework of the French school of discourse analysis, part of the research activities that focused on the notions of "place" and "environment" were also evaluated. With that in mind, a lecture that introduced the idea of "place" while shifting the notion of "environment" (as to merge the two ideas together) was carried out; the development of questions for tests as to include the notions of "local" and "global" was suggested; the socioenvironmental mapping of the school surroundings was experienced, with a discussion carried out previously and after the activity; and teachers were asked to write reports on the mapping and to discuss them on the classes of collective pedagogical work (ATPC). Based on discourse analysis, we considered that the above-mentioned activities (as well as the subjects of this study, the teachers and the coordinator/researcher) conditioned discourse production. Broadly speaking, these conditions are the socio-historic and ideological contexts. Analyses indicate the existence of some meanings for "environment." It was also observed that that the experiential knowledge of teachers, the knowledge acquired through school subjects, the curricula and their professional training are part of the discourse they produce on "environment" and "place." The geoscientific notion of "place" was observed in discourses produced in the context of the socioenvironmental mapping. We believe that this activity provided new knowledge to the group. The activity carried out in the school surroundings was considered a possible strategy to addressing the curriculum
Subject: Formação docente
Análise do discurso
Educação de jovens e adultos
Geociencias - Trabalhos de campo
Lugares
Editor: [s.n.]
Citation: PESSOA, Terezinha Chagas Carneiro. Discursos e práticas docentes de professores de um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), considerando a categoria geocientífica "lugar" e suas relações com os sentidos de "ambiente". 2015. 1 recurso online ( 305 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286576>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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