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Type: TESE DIGITAL
Title: A gestão da inovação em serviços intensivos em conhecimento : oportunidades e desafios do Big Data
Title Alternative: Innovation management on knowledge intensive services : opportunities and challenges of Big Data
Author: Campos, Fábio Rocha, 1983-
Advisor: Bin, Adriana, 1977-
Abstract: Resumo: O tema central deste trabalho envolve as potencialidades de uso do Big Data para a inovação e gestão da inovação em Serviços Intensivos em Conhecimento (SICs). Ele tem como objetivo central a proposição de um referencial analítico para interpretar de que forma as características e efeitos do Big Data podem ser empregados na inovação em serviços e em sua gestão, assim como a aplicação deste referencial para o caso de uma empresa de serviços intensivos em conhecimento. Por um lado, entende-se que a discussão sobre inovação e gestão da inovação em serviços é ainda recente, carecendo de estudos empíricos mais aprofundados. Nos setores intensivos em conhecimento, esta lacuna é ainda mais proeminente. Por outro lado, entende-se que o tema do Big Data e a discussão de suas potencialidades para diferentes setores da sociedade, e, sobretudo, para as atividades econômicas, é também recente e crescentemente importante dado as possibilidades de extração de informações valiosas para os negócios. A hipótese central é de que existe um grande potencial para o uso de Big Data na inovação e em sua gestão no setor de serviços e, em especial, em serviços intensivos em conhecimento, cujo aproveitamento se concretiza a partir do estabelecimento de rotinas particulares para a promoção e o desenvolvimento de inovações em diferentes organizações. Para cumprir os objetivos do trabalho e testar sua hipótese central, a opção metodológica empregada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Neste trabalho estamos adotando como estudo de caso a empresa Serasa Experian. A escolha da Serasa justifica-se a partir de dois pontos centrais: por ser uma empresa que vem trabalhando e oferecendo serviços em que o produto principal é informação gerado à partir de análise de dados; e por que nos últimos anos a empresa vem se dedicado a incorporar o Big Data no seu portfolio de produtos. Os resultados deste trabalho indicam um forte potencial do uso do Big Data na gestão da inovação em serviços, muito embora a discussão conceitual e as evidências empíricas desta aproximação ainda sejam muito incipientes. Considerando a análise realizada na empresa Serasa Experian identificamos que a empresa incorporou o Big Data no seu portfolio de produtos e na melhoria de seus processos internos. No entanto, não vem utilizando o Big Data para a gestão da inovação. Como proposições futuras, é necessário desenvolver novos estudos que identifiquem em outras empresas, setores e contextos o uso do Big Data para a gestão da inovação

Abstract: The central theme of this work involves the use of Big Data capabilities for innovation and innovation management in Knowledge Intensive Services (KIS). Its main objectives are to propose an analytical framework to interpret how Big Data features and effects can be employed in innovation services and its management, as well as the application of this standard in the case of a knowledge intensive services company. On the one hand, it is understood that the discussion on innovation and innovation management in services is still new, lacking more in-depth empirical studies. In knowledge intensive sectors, this gap is even more prominent. On the other hand, it is understood that the theme of Big Data and the discussion of its potentialities for different sectors of society, and above all for economic activities, is also recent and increasingly important given the valuable information extraction opportunities for business. The central hypothesis is that there is great potential for the use of Big Data in innovation and its management in the service sector and in particular in knowledge intensive services, whose use is realized through the establishment of routines particular for the promotion and the development of innovations in different organizations. To meet the objectives of this study and test its central hypothesis, the methodological option chosen was literature review and case study. In this research, we are taking as a case study the company Serasa Experian. The choice of Serasa stems from two central points: it is a company which has been working and providing services whose main product is information generated from data analysis; and the fact that in recent years the company has been dedicated to incorporating Big Data in its product portfolio. These results indicate a strong potential for the use of Big Data in the management of innovation in services, although the conceptual discussion and empirical evidence of this approach are still very incipient. Considering the analysis performed in the company Serasa Experian we identified that the company incorporated Big Data in its product portfolio and in improving its internal processes. However, it has little use for the management of innovation. As future propositions, it is necessary to develop studies to identify other companies, sectors and contexts using Big Data in innovation management
Subject: Gestão da inovação
Indústria de serviços
Big data
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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