Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286565
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Uso da experimentação no Ensino Médio na disciplina de Geografia para abordar a problemática da emissão de gás carbônico em solos cultivados com cana-de-açúcar
Title Alternative: Usage of experimentation in High School in the discipline of Geography to address the problem of carbon dioxide emission in soils cultivated with sugarcane
Author: Costa, Renata Correia, 1989-
Advisor: De-Campos, Alfredo Borges, 1963-
De-Campos, Alfredo Borges, 1963-
Abstract: Resumo: A experimentação é uma metodologia bastante utilizada nas investigações das Ciências Naturais, no entanto, não é comum seu emprego nas Ciências Humanas, visto que os fenômenos estudados nessa área na maioria das vezes não são passíveis de serem reproduzidos em laboratório. No entanto, problemas ambientais estudados tanto nas Geociências como na Geografia formam elos que unem as duas ciências e são passíveis de experimentação. Com o intuito de aplicar e discutir a metodologia da experimentação no ensino das Geociências propusemos nesse trabalho compreender como a mesma pode ser empregada nas temáticas ambientais contemporâneas através do desenvolvimento de uma atividade experimental na disciplina de Geografia. Para tanto, o tema escolhido foi a emissão de gás carbônico em solos cultivados com cana-de-açúcar. A atividade experimental realizou-se por meio de um projeto piloto em duas etapas: 1) elaboração e proposição metodológica da atividade experimental em laboratório. Nessa etapa foram realizadas coletas de solo e vinhaça na cidade de Itapira/SP e testes para definição da metodologia a ser utilizada na atividade experimental voltada para o ensino; 2) desenvolvimento de um projeto piloto com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Salto/SP. Essa etapa contou com as fases de planejamento, aulas teóricas e práticas, análise dos resultados e avaliação. Como forma de avaliação do projeto os alunos produziram relatórios e responderam a um questionário. Os resultados obtidos mostraram a importância das atividades experimentais para o ensino de Geociências através da Geografia, não apenas como ilustrações de fenômenos, mas como uma metodologia capaz de incentivar a participação e o envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem

Abstract: The experimentation is a methodology much used in the investigations of the Natural Sciences, however, is not common its employment in the Human Sciences, since the phenomena studied in this area in the majority of cases are not likely to be reproduced in the laboratory. However, environmental problems studied both in Geosciences as in Geography form links which bind the two sciences and are capable of experimentation. With the aim to apply and discuss the methodology of experimentation in the teaching of Geosciences we proposed in this work to understand how it can be employed in contemporary environmental theme through the development of an experimental activity in the discipline of geography. For both, the theme was the emission of carbon dioxide in soils cultivated with sugar-cane. The experiential activity was carried out by means of a pilot project in two steps: 1) elaboration and methodological proposition of experimental lab activity. In this step, collections were made from soil and vinasse in the city of Itapira/SP and tests for definition of the methodology to be used in experimental activity toward the teaching; 2) development of a pilot project with students from 2'nd year of High School in a public school in the city of Salto/SP. This step counted with the phases of planning, theoretical and practical classes, analysis of results and evaluation. As a form of assessment of the project the students have produced reports and replied to a questionnaire. The results showed the importance of experimental activities for teaching of Geosciences through geography, not only as illustrations of phenomena, but as a methodology capable of encouraging the participation and the involvement of students in the teaching-learning process
Subject: Experimentação
Geociências
Geografia
Editor: [s.n.]
Citation: COSTA, Renata Correia. Uso da experimentação no Ensino Médio na disciplina de Geografia para abordar a problemática da emissão de gás carbônico em solos cultivados com cana-de-açúcar. 2015. 1 recurso online ( 113 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286565>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_RenataCorreia_M.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.