Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285910
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Capitalismo e sociedade de consumo : uma análise introdutória sobre o consumo e modo de vida na sociedade contemporânea
Title Alternative: Capitalism and consumer society : an introductory analysis on consumption and way of life in contemporary society
Author: Palmieri Júnior, Valter, 1985-
Advisor: Oliveira, Milena Fernandes de, 1977-
Abstract: Resumo: A dissertação tem como finalidade contribuir para a compreensão das transformações contemporâneas do capitalismo a partir da interpretação de Jean Baudrillard, que denominou o período pós-segunda guerra mundial de "sociedade de consumo". O processo de desenvolvimento capitalista modifica o modo de vida da sociedade, principalmente em relação ao consumo, pois as mercadorias produzidas pelo modo de produção capitalista satisfazem as necessidades sociais como consequência de seu objetivo final de acumular valor. Porém, o desenvolvimento econômico capitalista traz uma contradição, que é a capacidade ilimitada da produção e a limitada de consumo, que faz com que o capitalismo necessite criar necessidades de consumo incessantemente para realizar valor. Dessa forma, cada vez mais o capitalismo necessita dos elementos culturais, sociais, políticos e ideológicos no processo de acumulação. A sociedade de consumo surge quando esses elementos, principalmente o cultural e ideológico passam a comandar cada vez mais o processo de consumo, pois as necessidades passam a visar mais aos valores que os "objetos" e a satisfação se dão primeiramente através da adesão a esses valores, que Baudrillard explica a partir da sua teoria do valor-signo. Por isso que a dissertação se concentrou em analisar o período histórico do segundo pós-guerra nos países desenvolvidos, para buscar analisar todos os fatores que tornaram possível o surgimento da sociedade de consumo. Concomitantemente, essa pesquisa, buscou fazer uma análise teórica, primeiramente sobre as visões em relação a produção, consumo e necessidades em Adam Smith, Alfred Marshall, Karl Marx e posteriormente Andre Granou e Jean Baudrillard

Abstract: The main objective of this dissertation is to contribute to understanding the contemporary transformations of capitalism building on Jean Baudrillard's depiction of the world after WWII as a 'consumer society'. The development of capitalism has changed the way that society lives, principally as relates to consumption, because while commodities produced under the capitalist mode of production may satisfy some social needs, this is a consequence of the final objective - value accumulation. However, capitalist economic development contains a contradiction. That contradiction is the unlimited potential to produce combined with the limited capacity to consume which is why capitalism must continuously increase the necessity to consume in order to realize value. In this form, capitalism increasingly needs to bring cultural, social, political and ideological elements into the process of accumulation. Consumer society appears when these elements (principally cultural and ideological values) come under the increasing command of the consumption process because needs are more focused on social values than on objects, and satisfaction comes primarily from the adoption of values that Baudrillard explains with his theory of sign value. This dissertation focused on developed countries during the post-war period in order to analyze all of the factors that made the creation of a consumer society possible. Additionally, this research aimed to interrogate the analyses of the theories of necessity of Adam Smith, Alfred Marshall and Karl Mark, and following, the theories of Andre Granou and Jean Baudrillard
Subject: Capitalismo
Consumo
Mercadorias
Publicidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PALMIERI JÚNIOR, Valter. Capitalismo e sociedade de consumo: uma análise introdutória sobre o consumo e modo de vida na sociedade contemporânea. 2012. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285910>. Acesso em: 23 ago. 2018.
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
PalmieriJunior_Valter_M.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.