Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285415
Type: TESE
Title: Renda minima em São Paulo : o que a experiencia paulistana (2001-2004) pode ajudar na reflexão sobre os programas de transferencia monetaria brasileira?
Title Alternative: Minimum income program in São Paulo : what can the paulista experience offer to the debate over Brazilian programs of monetary transfer?
Author: Hirata, Regina Maria
Advisor: Silva, Pedro Luiz Barros, 1952-
Abstract: Resumo: Nos ¿Anos Dourados¿ do capitalismo, os programas de transferência monetária foram bastante disseminados nos países avançados, e, a partir da década de 80, no contexto latino-americano. No Brasil, as experiências pioneiras de 1995 definiram dois modelos de referência no país. Um modelo, primeiramente implantado em Campinas (SP), enfatizava fortemente a área de assistência social, e, o outro, idealizado em Brasília (DF), a questão educacional. Com a continuidade destes programas, as críticas começaram a surgir, principalmente por não darem conta de prover a emancipação dos cidadãos, mantendo-os sob a dependência do apoio estatal. Visando corrigir estas lacunas, foram concebidos alguns programas ligados a Secretarias do Trabalho para associar o pagamento de benefício monetário à capacitação profissional e a programas de geração de renda. Entretanto, os programas ligados à área do trabalho ainda não conseguiam consolidar um modelo razoavelmente definido. Foi esta ambição que, em 2001, levou a Prefeitura do Município de São Paulo a implantar seu programa de Renda Mínima, o qual fazia parte de uma estratégia concebida para integrar programas de redistribuição de renda com programas de capacitação e de apoio ao desenvolvimento local. A enorme dimensão por ele alcançada e a rapidez de sua implantação conferiram-lhe um papel de destaque frente às experiências existentes no Brasil. Esta dissertação examina o processo de implantação do programa, buscando analisar seus aspectos inovadores e seus limites

Abstract: Not informed.
Subject: Programas de sustentação de renda - São Paulo (Estado)
São Paulo (SP) - Política social
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Hirata_ReginaMaria_M.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.