Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Matteo Bonfitto Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent138 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleDramaturgia do ator : vivências, experiências e construção de sentido a partir de diferentes materiaispt_BR
dc.title.alternativeActor's dramaturgy : living, experiences and construction of meaning from different materialspt_BR
dc.contributor.authorMonzon, Ana Carolina Borges, 1984-pt_BR
dc.contributor.advisorBonfitto, Matteo, 1963-pt_BR
dc.contributor.advisorJunior, Matteo Bonfittopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectMateriais - Pesquisapt_BR
dc.subjectArtistas e teatropt_BR
dc.subjectTeatro (Literatura)pt_BR
dc.subject.otherlanguageMaterials - Researchen
dc.subject.otherlanguageActor's dramaturgyen
dc.subject.otherlanguageProjects and creativityen
dc.subject.otherlanguageTextsen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa visa questionar, observar e analisar o contexto da dramaturgia do ator vivenciado no teatro brasileiro contemporâneo. Possui, portanto, o intuito de esmiuçar processos de criação de uma dramaturgia coletiva, ou seja, de uma dramaturgia em que o ator participa ativamente do processo criativo e, muitas vezes, obtém a voz de um autor, criador ou compositor, cujo processo de composição de partituras e subpartituras é vivenciado e experimentado pelo corpo desse ator-performer. Além disso, procura-se refletir sobre a questão da autonomia do ator sobre o processo criador, escolhendo como foco três bases: a escolha dos materiais, o processo criador e registro dramatúrgico e a dramaturgia do ator. Cabe ressaltar que as três bases possuem, nesta pesquisa, caráter inacabado e em constante processo de atualização. Para início da pesquisa foram selecionados quatro materiais fundamentais para o trabalho de criação dramatúrgica: o corpo, o texto teatral, o ritmo e o espaço. Todos os materiais foram analisados como suporte e estímulo para a materialização da cena. Em relação ao levantamento prático sobre a dramaturgia do ator, foram detalhados aqui dois processos de criação observados pela pesquisadora e um processo vivenciado como atriz-pesquisadora. Ao final deste trabalho, propõe-se um estudo sobre o conceito e a prática da dramaturgia do ator, utilizando como base reflexiva teóricos contemporâneos, pensando-se a formação deste ator-criador. Conclui-se que todo o aporte teórico-prático deste trabalho serviu para a análise e apontamentos sobre o foco principal: a dramaturgia do atorpt
dc.description.abstractAbstract: This research aims to question, observe and analyse the actor¿s dramaturgy experienced in Brazilian contemporary drama. Therefore, it has the objective to describe in details the creation process regarding the collective dramaturgy, that is, a dramaturgy in which the actor participates in the creative process actively and many times has the voice of an author, creator or composer, whose scores and subscores are lived and experimented through the actor-performer¿s body. Besides, reflections on the actor¿s autonomy in the creation process are made, being chosen three bases as a focus: material choices, the creation process itself and the constant upgrading process. It is relevant to emphasize that all three bases, in this study, have an unfinished aspect as well as constant upgrading. In order to start this research, four materials were selected for the dramaturgy creation work: the body, the play, the rhythm and the space. All of the materials were analyzed as support and stimulus for the scene materialization. In terms of the applied survey about the actor¿s dramaturgy, two processes of creation were detailed here which were observed by the researcher and one process was experienced as an actress-researcher. At the end of this dissertation, a study is proposed about the concept and practice of the actor¿s dramaturgy, using contemporary theorists as a reflective basis, thinking of the construction of the actor-creator. In conclusion, all the theoretical and practical support of this study was used to analyze and observe its main focus: the actor¿s dramaturgyen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationMONZON, Ana Carolina Borges. Dramaturgia do ator: vivências, experiências e construção de sentido a partir de diferentes materiais. 2015. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285315>. Acesso em: 27 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArtes Cenicaspt_BR
dc.description.degreenameMestra em Artespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCuri, Alice Stefâniapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOkamoto, Eduardopt_BR
dc.date.available2018-08-27T17:01:22Z-
dc.date.accessioned2018-08-27T17:01:22Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-27T17:01:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monzon_AnaCarolinaBorges_M.pdf: 51391488 bytes, checksum: 704d7102121c406081d2c11664606d00 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285315-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Monzon_AnaCarolinaBorges_M.pdf50.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.