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Type: TESE
Title: O processo criativo do arquiteto Gustavo Penna e sua relação com a obra de Amilcar de Castro
Title Alternative: The creative process of the architect Gustavo Penna and his relation to the work of Amilcar de Castro
Author: Caetano, Anne Caroline Almeida, 1985-
Advisor: Florio, Wilson, 1960-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa investiga o processo criativo do arquiteto mineiro Gustavo Penna e sua relação conceitual com a obra do escultor Amílcar de Castro. O objeto de análise desta pesquisa são algumas residências projetadas por Penna em Minas Gerais de 1989 a 2011. São elas: Residência Amilcar de Castro (1989), Residência Modenesi (1997), Residência Borges (1999 -2001), Residência Lagoa Santa (2001), Residência Belvedere (2003), Residência Lagoa dos Ingleses (2004), Residência Lincoln (2007) e Residência Braga (2011) e também as obras culturais: Galeria Pace (1996) e o Memorial da Imigração Japonesa (2009). O objetivo foi identificar características presentes nas obras de Gustavo Penna e suas possíveis relações com a poética de Amilcar de Castro. As trajetórias dos artistas em questão demonstram pontos de convergência decorrente da cultura mineira, marcada pela poesia e pela simplicidade. O levantamento preliminar identificou algumas pesquisas realizadas sobre a arquitetura do Gustavo Penna, mas nenhuma delas tem como foco as residências, sua poética e sua relação com Amilcar. A intenção desta pesquisa é contribuir para a melhor compreensão sobre a arquitetura deste importante arquiteto contemporâneo. A partir de duas entrevistas concedidas pelo arquiteto, e do material coletado em seu escritório, foi possível investigar melhor os conceitos fortemente presentes nas obras analisadas. Procurou-se também entender as correlações formais, técnicas, funcionais, estéticas, espaciais e plásticas a partir da analise dos artefatos produzidos pelo arquiteto. Para tanto foi necessário adotar alguns itens de análise que norteassem esta investigação, e analisando também sua inserção urbana e entorno imediato, cada obra foi analisada perante esses itens de análise: 1. aspectos formais; 2. aspectos espaciais; 3. inserção na paisagem; 4. pureza da geometria; 5. leveza; 6. sensações provocadas pelo percurso do expectador. Além disso, foram observados: (i).Acesso e perímetro; (ii).circulação; (iii).grau de compartimentação; (iv).hierarquia dos espaços; (v).simetria e equilíbrio; (vi).campos visuais; (vii).geometria; (viii).adições e subtrações. Os resultados obtidos permitem afirmar que os conceitos declarados pelo arquiteto estão de fato presentes nas obras analisadas. Além disso, percebe-se claramente que, de modo indireto, reverbera alguns conceitos presentes na obra de Amilcar de Castro. Os traços da cultura mineira são insinuados na poética dos espaços

Abstract: This research investigates the creative process of the architect Gustavo Penna and its conceptual relation with the sculptor Amilcar de Castro. The object of analysis of this research are some residences designed by this architect in Minas Gerais from 1989 to 2011 . They are: Residence Amilcar de Castro (1989) , Residence Modenesi (1997) , Residence Borges (1999 -2001) , Residence Lagoa Santa (2001) , Residence Belvedere (2003) , Residence Lagoa dos Ingleses (2004) , Residence Lincoln (2007 ) Residence Braga (2011) and also two cultural works: Pace Gallery (1996) and the Memorial of Japanese Immigration (2009) . The objective was to identify some characteristics present in the works of Gustavo Penna and their possible relationships with the poetic of Amilcar de Castro . The trajectories of these artists in question show points of convergence resulting from the culture of Minas Gerais, marked by poetry and simplicity. The survey identified some preliminary research on the architecture of Gustavo Penna but none of them focuses on residences and their characteristics and despite its great importance in the scenario of Brazilian architecture . The intent of this research is to contribute to a better understanding of the architecture of this important contemporary architect. From two interviews given by the architect to the author and the material collected in his office, it was possible to investigate some concepts observed in these works mentioned. We also try to understand the formal , technical, functional , aesthetic , spatial and plastic from the analysis of artifacts produced by the architect. For this it was necessary to adopt some items of analysis to guide this investigation , and also analyzing its urban insertion and immediate surroundings , each piece was analyzed before those items of analysis : 1 . formal aspects 2. spatial aspects 3. insertion into the landscape ; 4 . purity of geometry , 5. lightness; 6 . observer¿ path sensations . Moreover , were observed : ( i ) access and perimeter , (ii ) movement , (iii ) degree of enclosure, (iv ) the hierarchy of spaces , (v ) symmetry and balance , (vi ) visual fields , (vii ) geometry; ( viii ) additions and subtractions . The results obtained allow us to confirm that the concepts declared by the architect are in fact in the works he does. Moreover, we perceive clearly that , indirectly , reverberates some concepts present in the work of Amilcar de Castro . The traces of the culture of Minas Gerais are insinuated in poetic spaces
Subject: Penna, Gustavo, 1950-
Castro, Amilcar Augusto Pereira de, 1920-2002
Arquitetura - Minas Gerais
Criatividade
Cognição
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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