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Type: TESE
Title: Imbricações entre a Arte e Biologia para manifestação das poéticas corporais nos artistas da cena
Title Alternative: Overlaps between Art and Biology in the body poetic and corporal manifestations of artists in the scenic arts
Author: Ferreira, Alexandre Donizete, 1976-
Advisor: Silva, Eusébio Lobo da, 1952-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa traz consigo uma reflexão sobre o intérprete-criador através de seu corpoartista que se instaura como produtor e produto de si mesmo, na perspectivação de uma physis poética que é um conjunto de saberes que se dialogam para que este artista se construa em nuances realizantes dentro do espaço de seu corpo como sujeitação deliberada para que possa se realizar em momentos poéticos. Para tanto, o olhar se faz para o profundo daquilo que nos forma, nossa unidade fundante, a célula. Tal organismo traz consigo a propriedade de se modificar internamente pelo transito de experiências que já estão engendradas em seu interior e que produzirão novos comportamentos e estes gerarão novas experiências e novos comportamentos, em um ciclo ad inffinitum. Este ciclo será capaz de manifestar-se em estruturas de memórias que não serão somente em nível mental, mas corporal, produzindo um soma capaz de adentrar-se em si mesmo através dos núcleos de repertório. Isto pode colocar o artista da cena em um processo de desenvolvimento de capacidades e habilidades que serão postas em dialética permanentemente. Esta dialética não se faz por opostos, mas por equilíbrios que transportam tais polos em um complementar de dialogias que colocarão o intérprete-criador em situações por ele mesmo criadas para se compor em perspectivação estabelecendo conexões que serão suporte para a expressão de um complementar entre a Arte e a Vida Cênica, em [re]significações que repercutem no próprio atuar deste artista da cena

Abstract: This research brings a reflection on the artist - creator who through their artistbody is established as producers and products of himself , in perspectives of a physis poetic which is a set of knowledge that dialogue so that this artist is built on realizations nuances within the space of your body as sujeitação deliberate so that it can be held in poetic moments . Thus, the gaze makes for before- start , to deep in what way our founding unit , the cell . This body brings the property to modify internally by traffic experiences already engendered inside and produce new behaviors and these will generate new experiences and new behaviors in a cycle ad inffinitum. This cycle will be able to manifest itself in memory structures that are not only on the mental level , but body , producing a sum capable of entering into himself through the core repertoire of the artist to put the scene in a development process capabilities and skills that will be put in dialectical all the time . However, this does not happen by dialectical opposites , but balances that carry such poles in a complementary dialogs that put the artist -creator in situations created by himself to compose in perspectives establishing connections that will support the expression of a complementary between Art and Life , in [ re] meanings that resonate in the very act of this artist scene
Subject: Memória na arte
Corpo como suporte da arte
Artistas
Dança
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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