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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Március César Soares Freirept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent376 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleCinema militante, videoativismo e vídeo popular : a luta no campo do visível e as imagens dialéticas da históriapt_BR
dc.title.alternativeMilitant cinema, videoactivism and vídeo popular : the struggle in the field of visible and the dialectical images of historypt_BR
dc.contributor.authorSotomaior, Gabriel de Barcelos, 1982-pt_BR
dc.contributor.advisorFreire, Marcius, 1949-pt_BR
dc.contributor.advisorFreire, Marcius César Soarespt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Multimeiospt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherlanguageAudiovisual resourcesen
dc.subject.otherlanguageSocial Movementsen
dc.subject.otherlanguageDocumentary (Moving-pictures)en
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como tema o audiovisual produzido no contexto das lutas sociais, especialmente os documentários realizados por sujeitos coletivos (movimentos sociais, comunidades, grupos culturais/audiovisuais, sindicatos, partidos e outros) ou de realizadores vinculados a estes processos. Serão abordados, dentro deste contexto, o cinema militante, o videoativismo e o vídeo popular, além de outros movimentos cinematográficos vinculados às mobilizações sociais. A primeira metade desta tese se dedicará à trajetória do cinema militante, do período que vai dos primeiros cinemas (entendo-os dentro dos devires da modernidade), chegando até à efervescência dos anos 1960 e 1970. Já a segunda metade tratará do audiovisual militante/ativista dentro das mudanças políticas, culturais e econômicas da contemporaneidade e também das transformações nos movimentos sociais e nas tecnologias audiovisuais, entre os anos 1980 até os dias de hoje, especialmente com o uso do vídeo e da internet. Para isto, compreenderemos o cinema militante no mundo em suas diferentes acepções, assim como o videoativismo dos movimentos de resistência global dos anos 1990 e 2000 e o vídeo popular brasileiro em seus dois momentos: dos anos 80 e dos anos 2000. O objetivo deste percurso é fazer uma reflexão teórica sobre as lutas no campo do visível, utilizando as reflexões de Walter Benjamin sobre a relação entre imagem e história, especialmente o conceito de "imagem dialética". Compreender, assim, a possibilidade de uma imagem histórica não mais fechada em sua narrativa geral, mas sim "desviante", de rompimento, contada "do ponto de vista dos vencidos", que pode ser resignificada, remontada e compreendida em suas contradições e dialéticas. Junto a esta reflexão, observar o filme dentro das instâncias organizativas, formativas e de mobilização dos sujeitos coletivos. E, também, o documentário como possibilidade de captação dos conflitos do mundo histórico, onde os realizadores encontram-se com a câmera dentro destes processos, confrontando-se com a necessidade de um "engajamento com o real" (que é a sua matéria-prima)pt
dc.description.abstractAbstract: The present work has as its theme the audiovisual produced in the context of social struggles, especially the documentaries made by collective actors (social movements, communities, collectives, unions and others) or directors linked to these processes. Will be addressed within that, the militant cinema, the video activism and the popular video, and other cinematographic movements linked to political mobilizations. The first half of this thesis is dedicated to the path of militant cinema, in the period of the first cinemas (understand them within the becomings of modernity), until the effervescence of the 1960s and 1970s. The second half deals with the militant/ activist audiovisual within political, cultural and economic changes of the contemporary and also the transformations in social movements and in audiovisual technologies, between the years 1980 to the present day, especially with the use of video and internet. For this, we will understand the world militant film in their different meanings, beyond, also, the global resistance video activism of 1990s and 2000s and the Brazilian "vi?deo popular" on its two moments: 1980s and 2000s. The objective of this course is a theoretical reflection on the struggles in the field of the visible, using Walter Benjamin's reflections on the relationship between image and history, especially the concept of "dialectical image." Seeking thereby to understand the possibility of a historical image no longer closed in his general narrative, but "deviant", with "break up", told "from the point of view of who did not win", which can be resignified, remounted and understood in its contradiction and dialectics. Along with this reflection, watch the movie within the organizational, educative and mobilization of collective subjects instancesen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationSOTOMAIOR, Gabriel de Barcelos. Cinema militante, videoativismo e vídeo popular: a luta no campo do visível e as imagens dialéticas da história. 2014. 376 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285259>. Acesso em: 25 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMultimeiospt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Multimeiospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePahim, Renato Levipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFranco, Marilia da Silvapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantoro, Luiz Fernandopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameVadico, Luiz Antôniopt_BR
dc.date.available2018-08-25T21:18:27Z-
dc.date.accessioned2018-08-25T21:18:27Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-25T21:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sotomaior_GabrieldeBarcelos_D.pdf: 3595986 bytes, checksum: fdfb96ef3e792d07e8c052b2fc7e670b (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285259-
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