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Type: TESE
Title: Projeto Distância : um estudo sobre processos colaborativos em dança a partir dos processos de elaboração dos vídeos dança Palaventório e Monolito Carnaval
Title Alternative: Projeto Distância : a study of collaborative processes in dance from the creative processes of Palaventório and Monolito Carnaval video dances
Author: Silva, Dora de Andrade, 1980-
Advisor: Andrade, Antonieta Marilia de Oswald de, 1945-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa traz o processo criativo desenvolvido no Projeto Distância como elemento de discussão e análise sobre práticas colaborativas em dança. Este projeto de residências artísticas se deu a partir de processos colaborativos in loco e à distância envolvendo artistas profissionais e jovens das comunidades do Morros do Palácio e Preventório e Ilha da Conceição, em Niterói/RJ para a criação de um produto artístico em formato de vídeo dança. Esta experiência impulsionou reflexões que cercam a criação colaborativa, seu modo de gestão, procedimentos e especificidades, e que culminaram nos questionamentos norteadores desta tese. A pesquisa se alicerça sobre dois temas para a construção e aprofundamento de sua investigação teórica, e que dialogam com a especificidade do formato dos processos artísticos desenvolvidos: as conceituações e princípios que cercam os processos colaborativos, discutindo o termo e sua natureza enquanto prática de criação, e a linguagem e a prática do vídeo dança a partir de questões pontuais que envolvem o trabalho nestes moldes e a criação colaborativa. Por fim, para a análise dos processos, traremos alguns princípios desenvolvidos por Salles (2011), que aponta que o ato criativo deve ser estudado como um processo contínuo, com a intenção de elucidar os mecanismos específicos de cada artista ao criar uma obra de arte. Finalmente, a partir da perspectiva do Projeto Distância, a tese tem como objetivo debater as questões, o avanços e desdobramentos envolvidos nestas propostas de colaboração, ressaltando princípios teóricos verificados nas práticas artísticas

Abstract: The research discusses and analyse the creative process developed in Projeto Distância focusing on collaborative practices in dance. This artist in residence project was developed through a lively and long distance collaborative processes with professional artists and youth from the communities Morros do Palácio, Preventório and Ilha da Conceição, in Niterói/RJ. The main purpose was to create a video dance. The experience has impelled reflections on collaborative creation, its modes of management, procedures and specificities. Those issues culminated on the key questions of this thesis. The research is based on two themes to propose a theoretical investigation considering the aspects of the creative process in question: the concepts and principles on collaborative processes, and the language and practice of video dance. Those themes led to discussions on the term collaborative process and its principles, and particular issues on the moulds of video dance and collaborative creation. As a mean to analyse those processes, the investigation presents proposals developed by Salles (2011) who points out that the creative act should be studied as a continuous process, intending to elucidate the particular mechanisms from each artist when creating a work of art. Finally, from the perspective of Projeto Distancia, the thesis aims to debate the issues, progress and unfoldings involved in these collaborative proposals, pointing out theoretical principles verified on the artistic practices
Subject: Improvisação na dança
Dança
Video-dança
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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