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Type: TESE
Title: O Projeto Guri e a percepção harmônica em crianças de 6 a 9 anos : um estudo sobre a aquisição do conhecimento da tonalidade e da harmonia no contexto do ensino coletivo de instrumentos em São Paulo
Title Alternative: The Guri Project and harmonic perception in children 6 to 9 years : a study on the acquisition of knowledge of tonality and harmony in the context of collective teaching instruments in Sao Paulo
Author: Carrascosa Martinez, Elizabeth, 1976-
Advisor: Ilari, Beatriz Senoi
Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa procurou contribuir para o estudo do desenvolvimento musical infantil, especificamente para o entendimento de aspectos da percepção harmônica em crianças. Entre seus objetivos, destacam-se: descrever como se desenvolve o senso de tonalidade e a percepção harmônica em crianças de 6 a 9 anos, de famílias de classe média-baixa, que frequentaram aulas de iniciação musical e ensino coletivo de instrumentos no contexto de um projeto sociocultural no interior de São Paulo; e, igualmente, medir o desenvolvimento da percepção harmônica destas crianças num estudo de tipo transversal. O referencial teórico foi encontrado nas áreas de conhecimento da Educação, Educação Musical, Sociologia e Psicologia. Após a pesquisa bibliográfica, realizou-se um trabalho de campo. O estudo foi desenvolvido com 74 crianças no polo do Projeto Guri de Sorocaba, São Paulo, seus pais e 8 educadores musicais que atuaram no Projeto no período estudado. Na pesquisa de campo foram levadas a cabo entrevistas individuais com os participantes, além de questionários com pais e educadores musicais. Realizou-se uma sessão de teste para avaliar a percepção harmônica dos participantes em relação a duas tarefas. As variáveis consideradas foram: idade, sexo, tempo de estudo de música, tipo de instrumento estudado, tipo de metodologia de ensino e contexto socioeconômico e cultural familiar. Os resultados desse estudo apontam para uma relação significativa entre o desenvolvimento da percepção harmônica e a idade dos participantes, assim como entre outras variáveis importantes. As crianças da amostra estudada perceberam diferenças nos elementos da harmonia e da tonalidade no contexto de uma canção familiar, mas não numa canção desconhecida. Tais resultados coincidem com pesquisas anteriores que sugerem que as crianças são sensíveis à tonalidade e à harmonia em canções familiares, antes de transferirem esse conhecimento a canções desconhecidas. O tempo de estudo de música no contexto do ensino coletivo de instrumentos harmônicos ou melódicos, iniciação musical e canto coral no Projeto Guri não mostrou nenhum efeito evidente no desempenho no teste. Os resultados mostraram que as crianças desenvolvem gradualmente a percepção harmônica e o senso de tonalidade por enculturação, pela exposição continuada à música tonal ocidental. Do mesmo modo, a pesar de estudos prévios demonstrarem que o treino musical pode acelerar o desenvolvimento da percepção harmônica nestas idades, a presente pesquisa sugere que este treino deve ser específico. O trabalho conclui com uma discussão sobre as limitações do estudo, e traça implicações para o ensino coletivo de instrumentos e para a educação musical em geral

Abstract: This research intended to contribute to the study of children's musical development, specifically to the understanding of some aspects of children¿s harmonic perception. The purpose of the present study was, on one hand, to describe how children acquire the knowledge of key membership and harmony in children of 6-9 years old that came from lower-middle class families and attended classes of introduction to music and group instrumental teaching in a socio-cultural project in São Paulo; and, on the other hand, to measure the development of harmonic perception of these children in a cross-sectional study. The theoretical framework has been found in the areas of knowledge of education, music education, sociology and psychology. After the reviewing of literature a fieldwork was done. The study was conducted with 74 children at Guri Project in the city of Sorocaba, São Paulo, their parents and 8 music educators who worked at Guri Project at the time of the research. In field research, individual interviews with participants were conducted in addition to questionnaires with parents and music educators. A test session was performed to asses children¿s perception of key membership and harmony regarding two tasks of an harmonic perception test. The variables considered were age, gender, duration of music study, type of instrument studied (harmonic or melodic), type of teaching methodology of the educator and socio-economic and cultural context of the participants. The results of this study indicate a significant correlation between the development of harmonic perception and age of participants, as well as other important sub-variables. Children in our sample perceived differences in the elements of harmony and key membership within a familiar song but not within an unfamiliar song. Our results converge with previous findings suggesting that children are sensitive to key membership and harmony in familiar songs before they can generalize this knowledge to unfamiliar songs. Music training in the context of group instrumental teaching of harmonic or melodic instruments, introduction to music and choir in Guri Project showed no apparent influence on test performance. Results showed that children gradually develop harmonic perception and key membership by enculturation, by cumulative exposure to Western tonal music, yet previous studies have shown that musical training accelerates the development of harmonic perception in these ages, our results suggest that this training must be specific. The study¿s limitations and implications for group instrumental teaching and music education in general are discussed at the end of this research
Subject: Harmonia (Música)
Instrumentos musicais - Estudo e ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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