Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285246
Type: TESE
Title: Os cursos de formação de profissionais aptos ao trabalho de educação musical para alunos com deficiência visual
Title Alternative: Training courses for professionals capable to work music education for students with visual impairment
Author: Ota, Raphael, 1989-
Advisor: Zattera, Vilson, 1962-
Abstract: Resumo: A partir das experiências do autor como espectador de cursos de formação em Musicografia Braille, foi notificado que muitos destes apresentam, quase que exclusivamente a grafia musical em braille, não contemplando e promovendo discussões sobre a educação inclusiva e situações individuais que tangem as circunstâncias de cada nível de deficiência visual. Visto a importância dos temas não abordados, este trabalho teve por finalidade apresentar propostas que possam auxiliar na realização de cursos de formação de profissionais aptos a trabalharem o ensino musical com alunos que tenham deficiência visual. Para atingir tal objetivo foram feitos os seguintes estudos: histórico sobre os cursos de formação de professores tanto para educação regular quanto para a educação especial; o sistema braille e o campo de educação musical para pessoas com deficiência visual; o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com esta deficiência; e os conceitos que o professor deve ter conhecimento ao trabalhar com este público. A partir deste material e de experiências práticas, propostas são elencadas estruturando assim um possível curso de formação de profissionais para este campo de educação. Os resultados desta pesquisa objetivam assessorar professores de música que almejam realizar cursos de formação, lhes oferecendo diretrizes para uma melhor condução e estruturação pedagógica

Abstract: From the author's experiences as a spectator of training courses in Braille Music Notation was reported that many of these presents almost exclusively the musical writing in braille, not contemplating and promoting discussions on inclusive education and individual situations that concern the circumstances of each level of visual impairment. Seen the importance of the topics not broached, this paper aims to present proposals that can help in conducting training courses to professionals capable to work music education to students who have visual disabilities. To achieve this objective, the following studies were made: the teacher training courses historical for both regular education and special education; Braille system and the field of music education for people with visual disabilities; the teaching and learning process of people with this disability; and concepts that the teacher should have known when working with this students. From this material and practical experiences, proposals are listed structuring thus a possible training course for professionals to this field of education. These results aim to assist music teachers who aspire conduct training courses, offering them guidelines to better conduct and pedagogical structuring
Subject: Pessoas com deficiência visual
Inclusão social
Formação de professores
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ota_Raphael_M.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.