Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285180
Type: TESE DIGITAL
Title: O ensino das texturas musicais : uma abordagem multissensorial
Title Alternative: Teaching of musical textures : a multisensorial approach
Author: Liedke, Claudia Coutinho, 1982-
Advisor: Gimenes, Marcelo
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar na literatura se crianças com idades entre 7 e 10 anos teriam uma melhor compreensão das texturas musicais (monofonia, polifonia e homofonia), através de experiências multissensoriais, ou seja, experiências que envolvem mais de um órgão dos sentidos. Podemos observar nos métodos chamados "ativos" de ensino musical a presença de abordagens multissensoriais. Contudo, observa-se um enfoque nos aspectos ligados à duração, altura e intensidade do som em detrimento de outros aspectos musicais, tais como a textura. Entretanto, com as pedagogias mais modernas e a crescente valorização da composição, criação e produção musical coletiva, torna-se importante a compreensão de como os diversos sons podem ser organizados, especialmente num contexto coletivo. Com esse pensamento, essa pesquisa busca fazer um aprofundamento teórico sobre os principais pontos que estão relacionados à compreensão do tema escolhido. O estudo tem a sua construção sobre quatro pilares: os aspectos do desenvolvimento cognitivo infantil, a definição do termo textura, a educação musical e a multissensorialidade. Essa pesquisa tem o intuito de estimular a produção de processos de ensino das texturas através do corpo para que dessa forma os alunos possam ter mais ferramentas disponíveis para uma melhor apreciação e criação musical

Abstract: This paper aims at investigating whether children between 7 and 10 year-old have a better understanding of musical textures (monophonic, polyphonic and homophonic), through multi-sensory experiences, that is, experiences that involve more than one sense. We observe multi-sensory approaches in "active" methods of musical education. However, generally speaking, there is a focus on aspects of duration, pitch, and loudness at the expense of other musical aspects such as texture. With modern teaching methods and the growing appreciation of composition, creation, and collective musical production, it is important to understand how various sound streams can be organized, especially in a collective context. Bearing this in mind, this research aims at deepening the main theoretical issues that are related to the understanding of the chosen subject. The study is based on four pillars: the aspects of child cognitive development; the definition of texture; music education; and multisensoriality. The aim of this research is to stimulate the production of educational processes of textures through the body and, as a result, increase the number of tools available for students' better appreciation and creation of music
Subject: Música - Instrução e estudo
Cognição
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Liedke_ClaudiaCoutinho_M.pdf23.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.