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Type: TESE DIGITAL
Title: O olhar estrangeiro : a obra de Hans Steiner como recorte-modelo para o resgate da história da gravura no Brasil
Title Alternative: Foreign look : the work of Hans Steiner engraving as a cut model to the rescue of engraving in Brazil
Author: Vergolino, Paulo Leonel Gomes, 1973-
Advisor: Perigo, Marcio Donato, 1949-
Abstract: Resumo: Este trabalho é focado na produção plástica do artista-gravador austríaco Hans Steiner (1910-1974), chegado ao Rio de Janeiro na década de 1930, com o intuito de ingressar como aluno no afamado Liceu de Artes e Ofícios da cidade. Como aluno de Carlos Oswald (1882-1971), ele foi, ao longo de mais de trinta anos, participante ativo no cenário da gravura brasileira e, em muito, contribuinte para a sua pesquisa e divulgação. O estudo aqui proposto é voltado ao resgate da biografia do artista, da sua participação em salões de arte brasileiros e na efetiva revalorização de suas gravuras e, indiretamente, de seus desenhos, aquarelas e pinturas. Para tanto, torna-se necessária a reunião do maior conteúdo possível de seu conjunto artístico, distribuído dentro e fora do país. A pesquisa englobou a análise detalhada da obra de Steiner, datada desde 1937 até a década de 1970, e também classificou a importância de seu conjunto artístico, sobretudo quantitativo e qualitativo, provando, através de estudo mais acurado, o quanto a gravura nacional, observada e fomentada por tantos nomes internacionais, perde por olvidar obras de mestres dessa importância. A pré-pesquisa, iniciada em 2007, identificou um número superior a 125 obras existentes, em sua grande maioria, gravuras em água-forte, buril e água-tinta, alocadas em instituições brasileiras e estrangeiras. Nesse contexto, fica claro que alguns assuntos tipicamente regionais foram reincidentemente abordados por Steiner, passando um pouco mais pela flora e bem menos pela fauna brasileira, com ênfase no Rio de Janeiro e seus arredores, e por tipos característicos da nação, como baianas, gaúchos e populações indígenas ¿ estes últimos apresentados com notável atenção, sendo foco de grande admiração por parte do artista estrangeiro. Como conclusão do trabalho, acredita-se que o resgate da obra de Steiner seja um exemplo a ser seguido para a redescoberta de outros mestres e a consequente revalorização do cenário da gravura artística no Brasil, país que deve, e muito, seu desenvolvimento artístico nessa área ao olhar estrangeiro e à labuta de artistas internacionais em terras sul-americanas

Abstract: This paper is focused on artistic production of the Austrian artist Hans Steiner (1910-1974), arrived in Rio de Janeiro early in the 1930s, in order to join as a student in the famous School of Arts and Crafts of the city. As a Carlos Oswald¿s pupil (1882-1971), he was, for over thirty years, an active member in the Brazilian engraving scenario, and much, a contributor to his research and publications. Intending to rescue the artist's biography, his participation in Brazilian art salons and effective revaluation of his prints and, indirectly, of his drawings, watercolors and paintings, is what this study is for. Therefore, it is indispensable to meeting the highest possible content of his artistic set, distributed inside and outside the country. The research involved a detailed Steiner's work analysis, dated from 1937 to the 1970s, and also ranked the importance of his artistic set, particularly quantitative and qualitative, proving, through closer study, as the national picture, observed and fostered by many international names, lose by forgetting works by masters such an amount. The pre-trial, which began in 2007, identified a number greater than 125 existing works, mostly pictures in etching, aquatint and engraving tool, allocated in Brazilian and foreign institutions. By this circumstance, it is clear that some typically regional issues were repeatedly addressed by Steiner, spending a little more on flora and less on the Brazilian fauna, emphasizing on Rio de Janeiro and its surroundings, and by characteristic types of the nation, as Bahia, Rio Grande do Sul and indigenous populations ¿ the latter offered with remarkable attention, once the focus of his special appreciation. In conclusion, it is believed that the rescue of Steiner's work is an example to be followed for the rediscovery of other teachers and the consequent revaluation of the artistic engraving scenario in Brazil, which owns, a lot, its artistic development in this area abroad approach and to the toil of international artists in South American lands
Subject: Liceu de Artes e Ofícios (Rio de Janeiro, RJ)
Gravura
Gravura brasileira - História
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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