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Type: TESE DIGITAL
Title: A academia dell'arte : uma análise histórica e artística sobre o fenômeno da Commedia dell'Arte na Europa com reverberações no Brasil
Title Alternative: The Accademia dell'Arte : a historical and artistic analysis of the phenomenon of Commedia dell'Arte in Europe with reverberations in Brazil
Author: Hunzicker, Frederick Magalhães, 1973-
Advisor: Veneziano, Neyde, 1944-
Monteiro, Neyde de Castro Veneziano
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo o estudo da Commedia dell'Arte e suas influencias na formação do ator. Ela realizou um panorama historico dos personagens-tipo , vindos da comedia latina , das atelanas passando pelos Mimus e Pantomimus. Iniciando a genêse dessa escola que foi pioneira na apresentação da mulher em cena e na profissionalização do oficio do ator, apresentamos Angelo Beolco e sua obra que criou uma companhia, um tipo marcante ¿Ruzzante- e escreveu várias comédias. Beolco foi grande inspiração dos comicos a criarem suas companhias dell'arte como por exemplo, Ser Maphio de Veneza. E essa cidade foi o símbolo dessa escola ou academia de teatro. Que constamos sua importancia na formação de uma escola de intepretação e de espetaculo. Formou um pensamento de entretenimento no séc.XVI e, possibilitou a criação de uma poderosa indústria que, saindo da Itália, vai " contaminar" toda a Europa , desde a França até a Rússia. E depois, influencia diretamente o teatro de Molière , através do seu mestre Tibério Fiorilli. Nos utilizamos de uma revisão bibliográfica na lingua original dos comicos assim, encontramos documentos como cartas e relatos de padres que narravam como eram os espetáculos da Commedia dell'Arte. Essa pesquisa também se valeu de entrevistas, participação em palestras e espetáculos para analisar seus métodos práticos com essa escola. Concluimos que ainda na contemporaneidade , a academia dell'arte é uma forma de espetáculo potente , enquanto improvisação e, uma escola de formação para o ator de teatro

Abstract: The aim of this research is to study the Commedia dell'Arte and its influences in the formation of the actor. It held a historic panorama of characters-type , from Latin comedy , the atelanas and passing by Mimus and Pantomimus. Starting the genesis of this school that was a pioneer in presenting the woman in the scene and in the professionalization of the actor career, we introduce Angelo Beolco and his work that created a company, a striking character type -Ruzzante- and wrote several comedies. Beolco was a great inspiration for comedians to create their dell'Arte companies, as for example, Ser Maphiode of Venice. And this city was the symbol of that school or academy of theater. It must be noted that their importance in the formation of a school of interpretation and performance. It generated a thought of entertainment in the 16th century, and led to the creation of a powerful industry which, coming out of Italy, would "contaminate" the whole Europe, from France to Russia. Afterwards, it directly influences the theater of Moliere, through its master Tiberio Fiorilli. The use of a review of the literature in the original language of comedians enabled us to find documents such as letters and reports of priests narrating how the performances of Commedia dell'Arte were conducted. This research has also made use of interviews, participation in lectures and performances to analyze their practical methods with this school. It can be concluded that, yet in current times, the dell¿Arte school is a powerful kind of performance, while improvising, and a school of formation for the theater actor
Subject: Commedia dell'arte
Comédia
Teatro - Crítica e interpretação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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