Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285161
Type: TESE DIGITAL
Title: Caderno de arte na escola : espaço simbólico na construção do conhecimento sensível
Title Alternative: The art worbook in school : a symbolic place of building sensitive knowledge
Author: Guimarães, Leonardo Lessa, 1973-
Advisor: Reily, Lucia, 1952-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como foco o caderno de arte produzido na aula desta disciplina no contexto do ensino fundamental I. A escola onde o projeto se realizou é uma instituição educacional do município de Indaiatuba, sendo esta uma escola de período integral com aproximadamente 400 alunos. O caderno de arte é um registro do processo de produção e um importante aliado do professor em sala de aula, sendo também um espaço para a expressão da vivência dos alunos no decorrer do ano letivo. Assim, o objetivo foi estudar a relação dos alunos com a sua produção de desenho registrada no caderno de arte, com a finalidade de compreender a visão destes estudantes sobre a arte, a partir de como o caderno expressa sua percepção. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Noventa cadernos de arte foram selecionados para análise por amostragem nos 2º, 3º, 4º e 5ºanos. Além do caderno em si, outros dados foram coletados no horário da aula com os alunos por meio de questionários informativos aplicados em forma escrita. As análises dos registros dos cadernos foram justapostas com as respostas dos questionários, possibilitando uma visualização do sentido do caderno de arte na perspectiva da criança por um lado e uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizado da arte nesta unidade escolar, do outro. Deste modo levantou-se dados a fim de contribuir para melhorar o ensino de arte e dar suporte de qualidade aos professores da disciplina em questão

Abstract: This research focused on the art book produced in class on the context of primary education I. The school where the project took place is an educational institution in the city of Indaiatuba, which is a full-time school with approximately 400 students. The art book is a record of the production process and an important ally for teacher in the classroom, and is also a space for the expression of the experiences of the students during the school year. The objective was to study the relationship of students with their design production recorded in the art book, in order to realize the vision of these students about art as notebook expresses his perception. The research approach was qualitative. Ninety books of art were selected for testing by sampling in the 2nd , 3rd , 4th and 5th grades. In addition to the notebook itself other data were collected in class time with students through questionnaires information in written form. The analysis of the records of the notebooks were juxtaposed with the answers to the questionnaires, allowing a view of the sense of art book in the child's perspective in the goal to a better understanding of the teaching and learning of art in this school unit . Thus rose data to help improve the teaching of art and give quality support to teachers of the course in question
Subject: Arte na educação
Ensino fundamental
Arte
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Guimaraes_LeonardoLessa_M.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.