Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285126
Type: TESE
Title: Caracteristicas do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitarios
Author: Rezende, Flavia Amaral
Advisor: Valente, José Armando, 1948-
Abstract: Resumo: Desde a disseminação da Internet e das tecnologias conectadas em redes telemáticas, temos convivido com a proliferação de e-Iearníng,e-traínníng, entre tantos e-cursos no mercado educacional. Muitos ainda apontam o software gerenciador de sistema de aprendizagem (LMSlearníng systemmananger)como o principal componentede um ambiente de aprendizagem.A educação centrada no aluno, mediada por seres humanos, construída a partir das abordagens pedagógicas adequadas à modalidade não presencial de aprendizagem, aparece como aspecto secundário ou apenas no discurso de marketing. Em agosto de 2002,o Ministério da Educação publicou a Portaria n° 2.253, que regulamentou a Educação a Distância no Ensino Superior e possibilitou a transformação de até 20% da carga horária presencia! na modalidade nãopresencia!. Na mesma época, o Comitê de EaD da Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC divulgou os Indicadores de Qualidade para a Educação a Distância cuja abordagem pedagógica é nitidamente de caráter construcionista, em consonância com a linha adotada pelo programa brasileiro de informática educativa desde os anos 80 e 90. Como fazer para desenvolver uma educação a distância com características construcionistas? Para planejar, desenhar e implementar um curso construcionista é necessário preparar os professores universitários para uma mediação pedagógica construcionista de alta interação. Esta pesquisa investigou simultaneamente os dois aspectos: desenvolver, implementar e avaliar para caracterizar o ambiente construcionista e, ao mesmo tempo, neste mesmo ambiente, proporcionar a formação inicial de um grupo de educadores da Universidade Cidade de São Paulo -UNICID para atuar como mediadores em ambientes virtuais construcionistas de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados demonstram ser possível construir ambientes de aprendizagem construcionistas e formar professores online para o ensino superior tendo como base os conceitos de simetria invertida e a formação em serviço na abordagem do estar-juntovírtual, por possibilitarem aos docentes assumirem novos contornos não só no virtual como no presencia

Abstract: The rapid dissemination and integration of the World Wide Web (also know as Internet), and its related technologies, has resulted in major growth of the educational field through the Internet in such areas as e-Ieaming and e-training. Many institutions offering e-Ieaming courses indicate the LMS-Ieaming system manager as the primary component of the educational environment. Education centered on the student, mediated by human beings, based on a pedagogical approach adequate to the face-to-face leaming, is presented as being secondary or as part of marketing purpose. In August 2002,the Ministry of Education ished the roles for distance education courses at the university leveI (Portaria n° 2.253) allowing up 20% of the total course hours to be administered through distance education. At the same time, the Comitê de Educação a Distância from the Distance Education Secretary - SEED/MEC published the Distance Educatian Qualihj Indicatars, which presents pedagogical guidelines that are c1early constructionist, consistent with those adopted by the Brazilian informatics in education program developed during the 1980's and 90's. However an important question remains: how to develop a Distance Education Environment with constructionist characteristics? In order to plan, design and implement such constructionist courses it is hecessary to prepare university professors to be able to function in highly interactive constructionist leaming environments. This research has simultaneously investigated two aspects: developing, implementing and evaluating the characteristics of a constructionist environment and, at the same time, the use of this environment as part of an introductory on-line course to prepare a group of professors from UNICID - Universidade Cidade de São Paulo to be able to function as mediators .in the constructionist online learning environment. The findings indicate that it is possible to create a constructionist learning environment and to prepare university professors through online courses based upon Inverted Symmetry concepts and upon the in-service course based on the star-junta-virtual("virtual being together") approach, thus allowing the professors to assume news roles not only in the online environment but in the face-to-face education situation as well
Subject: Ambiente virtual
Mediação
Tecnologia educacional
Professores universitários - Formação
Ensino a distância
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rezende_FlaviaAmaral_M.pdf9.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.