Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285123
Type: TESE
Title: An die ferne Geliebte, Op.98 de L. V. Beethoven : a relação texto-musica e o acompanhamento pianistico
Author: Praxedes, Karina da Silva Santana
Advisor: Kayama, Adriana Giarola, 1958-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a relação texto-música, particularmente no acompanhamento pianístico do ciclo de canções An die ferne Geliebte de Ludwig van Beethoven (1816). Após uma contextualização histórica da obra, discursadas questões como o desenvolvimento do Lied, os lieder de Beethoven, o poeta Alois Isidor Jeitelles e o piano da época, bem como relacionadas as diferenças nas edições da obra utilizadas, foi necessária uma análise do ciclo, por meio do estudo de vários elementos musicais - texto poético, número dos compassos, extensão vocal, tonalidade, forma, andamento, estrutura Taseológica, harmonia, ritmo, dinâmica, timbre, textura - que, além de possibilitar uma definição clara das relações entre texto e música, evidencia a importância expressiva do piano nesse ciclo de canções, viabilizando, ainda, a discussão de aspectos interpretativos do mesmo - andamento, articulação e sonoridade, ornamentação, dinâmica, pedal e recursos para o cantor

Abstract: This work intends to verify the relation between text and music, particularly in the piano accompaniment of the Beethoven's song cycle An die ferne Geliebte (1816). Given a historical context of the piece, the development of the Lied and Beethoven's lieder, the poet Alois Isidor Jeitelles, and the specifications of the piano of the Classic Period, as well as related the differences in some editions of this piece. An analysis of the song cycle was made, by means of the study of some musical elements -poetic text, number of the measures, vocal range, tonality, form, tempo, phrasal structure, harmony, rhythm, dynamics, timbre, texture - which, besides making possible a clear definition of the relations between text and music, showed the expressive importance of the piano in this song cyc1e, allowing some considerations of its interpretative aspects - tempo, articulation and sound quality, omamentation, dynamics, pedaling and resources for the singer
Subject: Beethoven, Ludwig van, 1770-1827
Acompanhamento musical
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Praxedes_KarinadaSilvaSantana_M.pdf4.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.