Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285119
Type: TESE
Title: A musica no cinema e a musica do cinema de Krzystof Kieslowski
Author: Miranda, Suzana Reck
Advisor: Ramos, Fernão Pessoa, 1957-
Ramos, Fernão
Abstract: Resumo: A pesquisa apresentada se propõe a descrever caracteristicas específicas da utilização da música de Zbigniew Preisner em dois filmes de Krzysztof Kieslowski: A Dupla Vida de Véronique - 1991 e A Liberdade é Azul - 1993. Acredita-se que, nos exemplos levantados, a relação da música com a ficção contribui de uma forma bastante relevante para a estruturação dos temas apresentados nos filmes. Verificou-se como a expressão filmica de Kieslowski desenvolve o uso da linguagem musical a partir da reflexão sobre algumas particularidades do fluxo da música entre os campos diegético e não - diegético, abordando os modos pelos quais ela atua como instância narrativa, bem como a sua participação como temática dos filmes.A narrativa filmica é extremamente enriquecida com a contribuição das "pistas musicais". Isto ocorre, entre outros fatores, devido à multiplicidadede interpretações que uma mesma melodia permite. Para conduzir tal verificação, foram utilizadas como referência metodológicaas propostas teóricas de alguns autores - como Michel Chion, Claudia. Gorbman, entre outros - sobre música no cinema

Abstract: The research presented has purpose of describing the specific charact.eristics of the use of Zbigniew Preisner music in KrzysztofKieslowsky's movies. It is believed that, in the shown examples, this relation of the music with the fiction contributes in a very relevant form to the structuring of the themes presented in the movies. lt was verified the way Kieslowski's filmic expression develops the use of musical language from the reflection about some particularities of the music flow between the diegetic and the nondiegetic fields, tacking the ways in which the music acts as a narrative instance, as well as its participation as the film subject. lt will be pointed possible contributions of "musical clues" to the enrichmentof the filmic narrative. It was utilised as methodological references the theoretical proposals of authors such as Claudia Gorbman, Michel' Chion, and others, on music in the movies
Subject: Kieslowski, Krzysztof, 1941-
Musica no cinema
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Miranda_SuzanaReck_M.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.