Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285104
Type: TESE
Title: Da quietude criativa a ação : a busca pela unidade entre criação e expressão em dança
Author: Schulze, Guilherme Barbosa
Advisor: Andrade, Antonieta Marilia de Oswald de, 1945-
Abstract: Resumo: Podemos desenvolver um processo criativo pessoal em dança fundamentado nas Ações Físicas? Para responder a esta questão, norteadora de nosso trabalho, fundamentamos, descrevemos e analisamos o processo de criação da coreografia Homem, na qual um personagem é abordado em três versões distintas: uma cômica, outra dramática e por fim uma animal. A coreografia tem a particularidade de ter uma mesma sequência coreográfica executada de forma diferenciada em cada uma das versões. Iniciamos nosso processo de criação a partir da Quietude Criativa, da teoria de Rudolf Laban e das ferramentas para composição coreográfica desenvolvidas por Jacqueline Smith-Autard. No entanto sentimos ainda a necessidade de buscar em Stanislavsky, Grotowski e Eugenio Barba um conhecimento complementar que nos permitiu abordar a dança de uma maneira pessoal. As técnicas de observação da pesquisa, como os Avaliadores, o Caderno de Campo eo Vídeo, passaram a ser ferramentas de interação com o trabalho prático, influenciando diretamente em nosso processo criativo. Homem, cujo registro em vídeo acompanha esta dissertação, tornou-se um laboratório no qual foi, e continua sendo possível realizar experimentações das mais diversas. Concluímos ao longo da pesquisa que sim, graças ao embasamento teórico e às rotinas práticas adotadas, é possível desenvolver um processo criativo pessoal em dança, fundamentado nas Ações Físicas

Abstract: Not informed.
Subject: Dança
Criação (Literária, artística, etc.)
Coreografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Schulze_GuilhermeBarbosa_M.pdf4.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.