Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285098
Type: TESE
Title: Retorno ao futuro : Smetak e suas plasticas sonoras
Author: Scarassatti, Marco Antonio Farias
Advisor: Plaza, Julio, 1938-
Abstract: Resumo: Uma das tendências mais significativas no contexto das artes no século XX é o processo de interação entre as linguagens expressivas paralelamente ao desenvolvimento tecnológico dos meios sociais de comunicação. Dentro deste novo universo artístico de busca do ideal da Arte total, há de se destacar a importância do compositor suíço naturalizado brasileiro Walter Smetak que, movido pela idéia de que "um novo mundo requer homens novos e uma música nova - e para isso, instrumentos musicais diferentes" (Smetak, 1991: 184), bem como através de seus conhecimentos como compositor, poeta, esotérico, filósofo e artista plástico, chegou, nos idos da década 60 até o início da década de 80, à concepção e criação de novos instrumentos musicais, ou como eram chamados, "plásticas-sonoras", objetos que, em si, agregavam duas linguagens expressivas: música e escultura. A pesquisa aqui descrita constituiu-se no levantamento, estudo e documentação da obra de Walter Smetak, a fim de discutir seu pensamento e obra, e da mesma maneira, reunir subsídios para a análise de seu processo criativo, apontando a interação entre meios e linguagens, na busca de uma arte inter, trans e multidisciplinar, interação esta, tão bem representada na obra deste verdadeiro alquimista de sons (Moraes, 1985: 5), profeta visionário da multimídia unplugged.

Abstract: Not informed.
Subject: Smetak, Anton Walter, 1913-1984
Criatividade
Arte e música
Criação (Literária, artística, etc.)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Scarassatti_MarcoAntonioFarias_M.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.