Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285094
Type: TESE
Title: Elementos para a interpretação da obra de John Dowland para alaude : (com enfase nas pavanas e galhardas)
Author: Scarinci, Silvana Ruffier
Advisor: Jank, Helena, 1939-
Abstract: Resumo: Esta dissertação pretende discutir a interpretação histórica focalizada na obra de John Dowland para alaúde. Utilizando exemplos escolhidos entre as Pavanas e Galhardas do autor, a dissertação constituí-se de reflexões sobre performance histórica e dos passos necessários a serem tomados por qualquer intérprete interessado em executar esta música. Um quase manual de interpretação se delineia nestas páginas - a técnica do alaúde é descrita baseada em tratados e manuscritos da época do autor, com comentários necessários para a melhor compreensão do intérprete moderno. Num terreno mais próximo à chamada "nova musicologia", a obra do autor é apresentada e discutida: Dowland é um profundo conhecedor das artes da retórica e sua música é um poderoso ~eio de manipulação do ouvinte. conclusão se dá em aspectos práticos de interpretação: as Pavanas e Galhardas são descritas a partir do tratado de dança do século XVI de Thoinot Arbeau. O conhecimento do universo das danças da corte elizabetana enriquece a interpretação com significados além da dança propriamente dita. A retórica e a ornamentação são elementos fundamentais para a boa interpretação da música de Dowland e são amplamente discutidos nos dois últimos capítulos da dissertação

Abstract: Not informed.
Subject: Dowland, John, 1563?-1626
Alaude
Musica para alaude
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Scarinci_SilvanaRuffier_M.pdf10.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.