Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285084
Type: TESE
Title: A reprodução cromatica em sintese de imagens : um estudo comparativo a pintura
Author: Silveira, Luciana Martha
Advisor: Magalhães, Leo Pini, 1952-
Abstract: Resumo: Durante a formação em Artes Plásticas, aspectos relativos à interação Arte & Tecnologia são abordados, enfocando a produção artística através da linguagem computacional. Neste contexto, a Síntese de Imagens surge como alternativa interessante ao trabalho artístico e desperta um interesse particular em relação à utilização da cor na imagem gerada por computador. O objetivo deste trabalho é propor um paralelo entre os processos de reprodução cromática utilizados na pintura e na síntese de imagens. Comparando-se as convergências e divergências entre estes dois processos, uma analogia é identificada, traçando-se uma ponte entre estas duas linguagens de produção artística, cada qual com suas ferramentas e procedimentos específicos de criação. Esta ponte é estabelecida a partir do processo de reprodução cromática na pintura e na síntese de imagens, juntamente com o sujeito da ação, o pintor. Para tanto, recuperamos estudos cromáticos historicamente reconhecidos que irão preceder a análise da cor no seu aspecto físico, a fisiologia da visão cromática nos olhos humanos e a formação das cores em síntese de imagens. Posteriormente, a ponte proposta é estabelecida através da analogia entre o ponto de vista tecnológico e o artístico, aprofundando a discussão cromática na arte gerada por síntese de imagens. Dois experimentos realizados em síntese de imagens são analisados segundo os parâmetros que permitirão o estabelecimento da ponte entre as duas linguagens. Ambos gerados através do sistema PROSIM / Raytrace, o experimento denominado "Zodíaco" é uma série de doze gravuras procurando traduzir cores reais e imaginárias, tendo a astrologia como tema. O experimento "Quatro Estações" é um filme de animação baseado nas sensações produzidas pelas estações do ano

Abstract: During a course in Arts, aspects of Art & Technology are considered and special attention is given to artistic productions made by means of computer technology. In this context, Image Synthesis by computers shows a great appeal for artistic works, introducing a particular interest on color in computer generated images. The goal of this work is to formulate a comparison between processes of color reproduction used on painting and image synthesis. Confrontating several points in these processes, an analogy is identified, building a bridge that links these two expression forms, each of them with its own technics and procedures. This bridge is established starting on processes of color reproduction on painting and image synthesis in addition to the painter, subject of action. Color studies are considered as historical remarks before physical analysis of color to be made as well as physiology of human eyes and color formation on image synthesis. After that, the proposed bridge is built through an analogy between artistic and technological viewpoints, providing a deep discussion on art built through image synthesis. Two experiments are analysed according to features that will be used to build the bridge. Both ones are generated by means of PROSIM/Raytrace system. The experiment named "Zodíaco" is a serie of twelve pictures showing real and imaginary colors, using astrology as subject. The experiment named "Quatro Estações" is an animation movie based on sensations felt through seasons
Subject: Computação gráfica
Cor na arte
Análise cromatográfica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silveira_LucianaMartha_M.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.