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Type: TESE
Title: O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
Author: Navarro, Grácia Maria, 1965-
Advisor: Muller, Regina Polo
Abstract: Resumo: Este trabalho, um estudo comparativo entre o transe e o Corpo Cênico, aliou pesquisa em práticas teatrais, pesquisa de campo e criação cênica, a partir de uma metodologia na qual os questionamentos revelaram-se na prática corporal. A reflexão teórica foi realizada a posteriori e veio complementar o que havia sido concluído na experiência prática. A pesquisa teve inicio com a prática da seqüência para a Construção do Corpo Dilatado, proposta pelo LUME, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas teatrais da UNICAMP, a qual propõe o ato de gerar energia a partir do corpo como ação básica para a transformação da corporeidade cotidiana em corporeidade cênica. Essa prática conjuga movimentos da cultura corporal universal, procurando despertar toda a ação física a partir da região central do corpo: coluna vertebral e pelve. Foi realizada pesquisa de campo sobre os rituais do Tambor de Mina, religião afro-brasileira existente no Maranhão. A prática da seqüência de movimentos do Tambor de Mina destaca, em sua movimentação, as mesmas partes do corpo ressaltadas na seqüência para a Construção do Corpo Dilatado, apresentando, no entanto, dinâmicas específicas da dança brasileira. Essas dinâmicas referem-se à "anatomia simbólica" descrita por Graziela Rodrigues, em que os pés/raízes são enfatizados na relação do corpo/mastro votivo, que estabelece a comunicação simbólica entre a terra e o céu, intermediada pelo movimento gerador da bacia. Graziela ressalta a importância do contexto/festividade para que essa anatomia se instaure. Essas práticas e pesquisas conjugadas proporcionaram um sentido de unidade corporal que só se completaria com a criação do contexto-cena: O corpo estava estimulado em sua cultura universal e local e é criado o espetáculo de dança "Beneditas". A construção do corpo cênico está diretamente relacionada ao sentido de unidade corporal, mas este só se realiza plenamente no exercício da cena. O corpo cênico deve ter a habilidadede gerar e manipular a energia gerada. Assim como o jogo do corpo na dança do Tambor de Mina propicia o transe (quebra) e a transformação da corporeidade do filho de santo, o trabalho corporal do dançarino deve propiciar a alteração da corporeidade cotidiana para corporeidades diversas, ou seja: personagens diversos, construídos a partir do corpo para espetáculos criados a partir da dramaturgia corporal

Abstract: Not informed.
Subject: Dança
Dança - Brasil
Teatro
Artes cênicas
Transe
Religião popular
Negros - Religião
Expressão corporal
Coreografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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