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Type: TESE
Title: O galinho do ceu : os saberes das figureiras de Taubate
Title Alternative: The heaven chicken : the knowledge of the figureiras of Taubate
Author: Oliveira, Marcelo Pires de
Advisor: Simson, Olga Rodrigues de Moraes von, 1943-
Abstract: Resumo: Este trabalho procura desvendar os processos de transmissão transgeracional de saberes da comunidade das Figureiras de Taubaté. Artistas populares, que moldam o barro na forma de singelas figuras que, depois de pintadas, compõem o presépio natalino são detentoras de um saber artístico que é transmitido através das gerações há, pelo menos, cem anos. Para entender o contexto no qual essa arte popular se desenvolve foi necessário conhecer a evolução histórica da atividade ceramista na região do Vale do Paraíba Paulista. As pesquisas arqueológicas sobre a região indicam a presença de grupos humanos desde o século XIII. Esses grupos já produziam cerâmica e, possivelmente, são a matriz da atividade ceramista na região, que evoluiu da cerâmica utilitária até a cerâmica decorativa, passando pela cerâmica devocional, que é a base da arte figureira. Com o apoio do método biográfico buscamos, por meio das memórias destas artistas, construir uma história que revele os seus processos de ensino-aprendizagem e expresse as relações de troca de experiências e saberes entre as gerações. Ao explorarmos as lembranças dos processos de aprendizado, pudemos perceber que as Figureiras aprendem dentro das suas relações de proximidade, sejam as familiares, de vizinhança ou de compadrio. Essa experiência de educação não-formal ocorre entre uma artista mais velha e uma criança pertencente ao seu círculo familiar. São diversas as etapas para que o aprendiz possa atingir o status de mestre e para tal ela deve conhecer e dominar todas as fases da confecção da peça de barro, que vai desde a coleta do barro (mesmo que hoje em dia isso já não seja feito), até a pintura das peças, segundo parâmetros tradicionais, com o seu toque pessoal, que implica em uma evolução na apresentação das peças

Abstract: This Essay seeks to understand the processes of transgenerationa transmission of knowledge inside the community of Figureiras of Taubaté. These popular artists, work with the clay shaping it in simple forms that, with colorful paints, make the christmas praesepio and they hold an artistic knowledge that is thought through generations, at least, for a hundred years. To get the context in with this kind of popular art develops was necessary to know the historic evolution of the ceramic artscraft in the Paraíba river Valley. The archeological researches that were done in the region show the human presence since the XIII century. Those groups used to produce ceramic artefacts and, possibily, they are the matrix of the ceramic poduction in the region, that evolved fro the utilitary ceramic to the decorative ceramic, transiting by the devotional ceramic which is the ground for the figureira art. With the aid of the biografic method we look, by the memories of those artists, to build a narrative that reveals the process of learning of this group and that express the exchanges of knowledge betwen tha generations. When we explore their learning process memories we can understand that the Figureiras of Taubaté learn inside the proximity relations, they might be within the families, within the neighbors or by the godfathership. This experience in the non-formal education occurs with afetuos relations betwenn the generations and naturally happens betwen an older artist and a child that belong to the family bonds. Thera are many steps for an aprendice become a master and for achieve that status she has to master every phase of the making of the clay sculpture, that begins in the extracting of the clay from the soil( whether this is not necessary done anymore), to the painting of each piece, following traditional settings, including hers personal touch, which demands in an evolution in the final form of the sculptures
Subject: Vale do Paraiba
Memória
Educação não-formal
Artesanato
História oral
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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