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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Jose Roberto Zanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent114 p. ; +.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA voz na canção popular brasileira : um estudo sobre a Vanguarda Paulistapt_BR
dc.title.alternativeThe voice in brazilian popular song : studying about Vanguarda Paulistapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Regina, 1964-pt_BR
dc.contributor.advisorZan, José Roberto, 1948-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectCançõespt_BR
dc.subjectVanguarda paulistapt_BR
dc.subject.otherlanguagePopular musicen
dc.subject.otherlanguageSongsen
dc.subject.otherlanguageBrazilian popular musicen
dc.description.abstractResumo: Através da pesquisa de fonogramas é possível estudar o desenvolvimento técnico e estético ocorrido na voz dentro do universo da canção popular urbana no Brasil. Particularmente ao observar o comportamento vocal no início dos anos 1980, na cidade de São Paulo, dentro do movimento intitulado Vanguarda Paulista, foi possível constatar que a elucidação dos aspectos entoativos da fala no canto possibilitou transformações no referencial estético e um aprofundamento da abordagem técnica na realização dos cantores. Este canto referenciado na fala, que se tornou um alicerce estético para o cantor popular a partir da sedimentação do samba no início do século passado, experimentou, durante a Vanguarda Paulista, uma radicalização desse comportamento através da manipulação de elementos técnicos que buscavam elucidar os sentidos da canção. Essa abordagem vocal buscou, como temos constatado, um ponto de equilíbrio entre a naturalidade da fala e a elaboração no entoar das melodias, muitas delas não tonais, resultando em novas possibilidades de realização técnica e estética para o cantor popular. Pautada por estudos de muitas obras do Prof. Dr. Luiz Tatit, entre elas A Canção ¿ eficácia e encanto e O Cancionista, e fazendo uso de uma abordagem semelhante às análises que ele realiza com relação à composição, propomos uma abordagem sobre o comportamento vocal, inserindo aí também uma terminologia técnica ligada aos estudos da voz, no sentido de tentar compreender as transformações ocorridas no canto popular e avaliar as contribuições dadas por essa geração de artistas à voz na canção popular brasileirapt
dc.description.abstractAbstract: Through the research of phonograms it is possible to study the technical and aesthetic development in the voice within the universe of urban popular song in Brazil. Observing particularly the vocal behaviour at the beginning of the 80¿ s in São Paulo within the movement called Vanguarda Paulista, it was possible to realize that the elucidation of the aspects of speech concerning intonation in singing, made possible the transformation in the aesthetic reference and an in-depth technical approach to help singers to achieve their aims. This singing related to speech, which became the aesthetic basis for the popular singer from the sedimentation of the samba at the beginning of last century, experienced during the Vanguarda Paulista a radical peak of this behaviour through the manipulation of technical elements that tried to elucidate the meanings of song. This vocal approach has tried to find, as we have stated, a sense of balance between the naturalness of speech and the elaboration in the intonation of melodies, many of them non-tonal, resulting in new possibilities of technical and aesthetic achievment for the popular singer. Based on studies of many works by Phd Luiz Tatit, among them A Canção ¿ eficácia e encanto e O cancionista, and using an approach similar to the analysis he carries out regarding composition, we propose an approach about vocal behaviour, also inserting a technical terminology linked to the studies of the voice in order to try to understand the transformations occurred in popular singing and to assess the contributions given by this generation of artists to the popular brazilian songen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationMACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a Vanguarda Paulista. 2007. 114 p. ; +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285019>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Músicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTaborda, Marcia Ermelindopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameKayama, Adriana Giarolapt_BR
dc.date.defense2007-02-28T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T08:42:50Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T08:42:50Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T08:42:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Machado_Regina_M.pdf: 990082 bytes, checksum: 96fb95e9d3f86b94c15c13e95377a876 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285019-
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