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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent236p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleDos "naturais" ao documentario : o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos 1920 1930pt_BR
dc.title.alternativeFrom "natural" to documentary films : educational cinema and the education of cinema in 20s and 30spt_BR
dc.contributor.authorCatelli, Rosana Elisapt_BR
dc.contributor.advisorRamos, Fernão Pessoa, 1957-pt_BR
dc.contributor.advisorRamos., Fernão Vitor Pessoa de Almeidapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Multimeiospt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.subjectCinema e historia - Brasilpt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherlanguageEducational cinemaen
dc.subject.otherlanguageCinema and history - Brazilen
dc.subject.otherlanguageMass mediaen
dc.subject.otherlanguageDocumentary - Cinemaen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve por finalidade avaliar as propostas de cinema educativo, entre os anos de 1920 e 1930, no Brasil. Teve por objetivo refletir a respeito das concepções de cinema nacional, cinema educativo e cinema documentário no período, além de investigar a inserção do cinema no contexto cultural daquele momento. Para isso foi analisada a bibliografia referente ao cinema educativo, em especial aquela vinculada aos educadores da Escola Nova, que foram os principais formuladores desta proposta de uso do cinema na educação. Também selecionamos as matérias da Revista Cinearte, do período em questão, que trataram do tema. A partir deste material destacamos a presença das influências do cinema educativo francês e americano no Brasil e observamos também a contribuição desta proposta para uma padronização na forma de realização do cinema nacional, em especial dos chamados "naturais¿. Sendo assim, o cinema educativo teria contribuído não só para educar as massas, na sua formulação original, mas inclusive para educar o próprio cinemapt
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research is to evaluate the proposals by educational film, in the 1920s and 1930s, in Brazil. Furthermore, a main objetive is to reflect on the conceptions concerning national, educational and documentary cinema in the period established, as well as to investigate cinema¿s penetration in the cultural context in that time. It was analysed bibliographic material related to educational cinema, especially that linked to the approach adopted by Escola Nova¿s educators, who were the mayor proponents of educational cinema use. It was also selected and analysed material on the subject published by Revista Cinearte, in the period studied. Considering the analysis of the collected data, we ponder the influence of french and american educational cinema in Brazil as well as its contribution to the standardization of national cinema, especially concerning to ¿natural¿ films, in Brazil. In this way, we argue that educational cinema has contributed, in its original conception, not only to educate people but also to educate the cinema itselfen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationCATELLI, Rosana Elisa. Dos "naturais" ao documentario: o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos 1920 1930. 2007. 236p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285011>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Multimeiospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePassos, Antônio Fernando da Conceiçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFranco, Marilia da Silvapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCosta, Flávia Cesarinopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSchwarzman, Sheilapt_BR
dc.date.defense2007-10-12T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T18:42:54Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T18:42:54Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T18:42:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Catelli_RosanaElisa_D.pdf: 1276525 bytes, checksum: 7ab916ea5d493e1db1aa047d805e30d3 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285011-
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