Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285008
Type: TESE
Title: O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
Title Alternative: The appropriation process of information and communication technologies (ICT) by literate adults as part of their jobs : a study with community health agents
Author: Rodriguez, Carla Lopes
Advisor: Valente, José Armando, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o movimento de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por um grupo de pessoas adultas escolarizadas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município de Pedreira-SP. Como TIC foram considerados o computador e seus periféricos, software aplicativos, recursos disponíveis na Internet e ferramentas do ambiente de EAD TelEduc. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde a metodologia que melhor se adequou foi a da pesquisa-ação. O trabalho com os ACS teve a duração de 1 (um) ano com encontros presenciais e a distância via Internet. Utilizou-se para coleta de dados os instrumentos: entrevista, observação participante e diário de campo que permitiram documentar toda a dinâmica evolução do processo de apropriação dos aprendizes. As atividades de capacitação foram realizadas no contexto de trabalho dos ACS que se configurou um espaço de aprendizagem em serviço para utilização das TIC disponíveis. Os aprendizes vivenciaram situações que os levavam a refletir e incorporar os conhecimentos tecnológicos adquiridos por eles ao seu cotidiano. De forma geral, o que pudemos apreender com os dados desta pesquisa foi que somente disponibilizar recursos tecnológicos não foi suficiente para que os aprendizes se apropriassem deles. Muitos fatores interferiram no movimento de apropriação individual e do grupo, sendo necessária uma gama de estratégias políticas, educacionais e metodológicas. Mais importante do que proporcionar acesso às TIC, esse trabalho mostra que para que a apropriação tecnológica ocorresse foi necessário prover acesso ao conhecimento, à expertise e à educação dos ACS

Abstract: The aim of this research is to analyze the appropriation process of Information and Communication Technologies (ICT) by a group of literate adults, the Community Health Agents (CHA) of Pedreira city, in São Paulo state. The ICT that were considered in this study included the computer and its peripherals, software tools, resources available on the Internet and tools in the distance education environment, TelEduc. This is a qualitative research study based on the research-action methodology. Face to face and online interactions with CHA were analyzed over the course of 1 (one) year training period. The following instruments were used for data collection: interviews, local observations, and fieldwork surveys that allowed registering the dynamic in the evolution of the learners¿ appropriation process. The training activities were carried out in the CHA¿s working environment, which created in service learning opportunities for using the available ICT. The learners experienced situations that allowed them to reflect upon and to incorporate the acquired knowledge into their daily routines. In general it was possible to show from this research that simply providing access to ICT was not sufficient to guarantee the appropriation of these technological resources by the learners. Many factors interfered in the appropriation process of each individual and the group of CHA, requiring a variety of political, educational and methodological strategies. More important than providing ICT access, this study showed that in order for the ICT appropriation to occur it was necessary to provide the CHA with access to knowledge, expertise and education
Subject: Tecnologia apropriada
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Educação de adultos
Aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodriguez_CarlaLopes_M.pdf6.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.