Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284997
Type: TESE
Title: O Método BPI para criança : considerações acerca de uma prática corporal realizada com crianças de 7-8 anos
Title Alternative: BPI Method for children : considerations about a body practice with children 7-8 years
Author: Floriano, Mariana, 1985-
Advisor: Rodrigues, Graziela
Rodrigues, Graziela Estela Fonseca, 1954-
Abstract: Resumo: Este projeto intitulado "O Método BPI para criança: considerações acerca de uma prática corporal com crianças de 7-8 anos" é fruto de uma pesquisa de criação e formação no Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). O projeto teve por objetivo desenvolver uma prática corporal no Método BPI para crianças, considerando aspectos do desenvolvimento humano, principalmente os estudos de imagem corporal e de psicomotricidade. Como procedimento, foram realizados 27 encontros com 10 crianças na faixa etária de 7-8 anos no Colégio EDUCAP da Cidade de Campinas, nos quais foram aplicadas as seguintes ferramentas do Método BPI: Técnica de Dança, Técnica dos Sentidos, Laboratórios Dirigidos e Registro, ambientados pela temática dos festejos de Boi. Como principal estratégia de aproximação e de identificação com as crianças foram apresentadas cenas de um roteiro coreográfico da personagem Menina. Essa personagem foi resultante de um processo criativo no Método BPI, anterior ao Mestrado, vivenciado no corpo da pesquisadora. Após a atividade com as crianças, foram organizados os registros audiovisuais coletados durante os encontros e os diários de pesquisa da pesquisadora sobre a atividade, e realizados laboratórios corporais da pesquisadora dirigidos pela Prof.ª Dr.ª Graziela Rodrigues. Os dados obtidos apresentam resultados positivos para o desenvolvimento corporal do grupo de crianças participantes, levantando discussões sobre a importância de serem desenvolvidos o imaginário e a criatividade, aspectos bastante atrofiados neste grupo de crianças. Outro ponto de discussão envolve as reverberações no corpo da pesquisadora a partir da sua atuação como diretora no trabalho com as crianças, destacando o desenvolvimento pessoal e artístico enquanto aprendiz do Método BPI. As conclusões revelam aspectos fundamentais no Processo BPI para crianças: o brincar, no sentido pleno, como ponte para o desenvolvimento corporal das crianças e o preparo do diretor para conduzir uma prática corporal com crianças, que envolve a sua própria reconexão com a criança que ele foi. Esta pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ¿ CONEP ¿ e foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ¿ FAPESP

Abstract: This Project named "The BPI Method for children: considerations over a body practice with 7-8 years old children" is a research of creation and training at the Dance-Researcher-Performer (BPI) Method. The aim of the project was to develop a body practice at the BPI Method for children, considering human developments aspects, specially those among body image and psychomotor. As a procedure, it was made 27 encounters with 10 kids among 7-8 years old of the Colégio EDUCAP School at Campinas city, in wich were applied BPI Method tools: Dance techniques, Senses Techniques, Registers and Conducted Laboratories, acclimatized by the Boi Celebration theme. As main goal of approaching and identification with children, it were shown scenes of a choreographic script of Menina¿s character. This character was the result of a creational process at the BPI Method, before the Master¿s degree, experienced in the researcher¿s body. After the activity with the children, the organization of the collected video records and the research diaries were made over the activity. Furthermore the researcher made body practice laboratories, directed by the Graziela Rodrigues, Dr. Prof. The data obtained indicates positive results for the children¿s body development, raising discussions over the importance of developing the imagination and creativity, aspects very stunted in this group of children. Another point of discussion involves the reverberations in the researcher¿s body from her work as a director of the group of children, highlighting the artistic and personal development as apprentice at the BPI Method. The deductions indicates fundamental aspects at the BPI Process for children: the play, in its full sense, as a bridge for the body development of the children and the director¿s prepare to conduct a body practice with children, that involves his own reconnection with the child he has been once. This research was approved by Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ¿ CONEP ¿ and was funded by Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ¿ FAPESP
Subject: Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Dança para crianças
Dança - Brasil
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Floriano_Mariana_M.pdf8.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.