Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284972
Type: TESE
Title: Sade na dança = um processo artístico em redes de saberes
Title Alternative: Sade in Dance : an artistic process on knowledge nets
Author: Gatti, Daniela, 1967-
Advisor: Zimmermann, Elisabeth Bauch, 1946-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa traz o processo de criação de Vícios e Virtudes - Drama em Dança como objeto de reflexão e análise. O espetáculo é uma apropriação dos romances do autor iluminista francês Marquês de Sade (1740 - 1814): Justine, os Infortúnios da Virtude e Juliette, a Prosperidade do Vício com o intuito de transpor para a linguagem do corpo-cênico, o universo antagônico sadiano entre o vício e a virtude, representados pelas personagens Justine e Juliette. A primeira parte da tese fundamenta a transposição do universo literário para o corpo que dança, ou seja, um corpo-texto a partir de eventos como a imaginação, a polaridade, a apropriação e o dialogismo. A segunda parte descreve o processo do espetáculo, apresentando os elementos materiais, procedimentos e as idéias como subsídios na representação ficcional e simbólica através do drama em dança. A tese propõe o diálogo entre as diferentes áreas das artes: dança, música, teatro e literatura como um caminho metodológico para o desenvolvimento de um processo artístico em redes de saberes

Abstract: The present research brings the creative process of Vícios e Virtudes - Drama em Dança as an object of reflection and analysis. The performance is a gathering of the French Illuminist author Marques of Sade (1740 - 1814)'s novels Justine, the misfortunes of virtue and Juliette, the prosperity of vice aiming to transpose to the scenic-body language the Sadian antagonic universe between vice and virtue, represented by characters Justine and Juliette. The first part of the thesis gives base to the transposition of the literary universe to the dancing body, or a text-body based on events like imagination, polarity, appropriation and dialogue. The second part describes the performance process, presenting the material elements, procedures and ideas as subsides in the fictional and symbolical representation through drama in dance. The thesis proposes the dialogue between the different areas of art: dance, music, theater and literature as a methodological way to the development of an artistic process in a knowledge net
Subject: Sade, marquis de, 1740-1814
Dança
Literatura
Improvisação na dança
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gatti_Daniela_D.pdf4.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.