Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284965
Type: TESE
Title: Responsoria de Carlo Gesualdo = estudo do processo de ensaio e execução da obra
Title Alternative: Responsoria of Carlo Gesualdo : study the process of rehearsal and performance
Author: Garbuio, Rafael Luís, 1982-
Advisor: Fiorini, Carlos Fernando, 1970-
Abstract: Resumo: Este trabalho refere-se aos nove motetos escritos pelo italiano Carlo Gesualdo (1566 - 1613) em 1611, intitulados Sábado Santo. São peças escritas em forma de responsório que fazem parte de um grupo maior conhecido como Responsoria Tenebrae, composto para uma cerimônia da igreja Católica denominada Ofício das Trevas, ou Tenebrae Officium. O objetivo da pesquisa é elaborar uma série de propostas práticas que auxiliem o regente no momento do ensaio e da execução da obra, pois, em razão das características musicais encontradas na escrita desse compositor e da dificuldade em se trabalhar com o estilo de sua composição, é necessário um trabalho direcionado à prática desse repertório de forma a auxiliar em todo o processo de execução, desde a escolha do grupo até a melhor forma de apresentação pública. Para atingir o objetivo proposto, a presente pesquisa realizou, num primeiro momento, um levantamento histórico e estilístico do período e da obra do compositor, bem como um estudo sobre a cerimônia religiosa para qual foram escritos os motetos. Com base em uma ampla análise musical dos nove motetos, foram formuladas sugestões práticas de ensaio e execução da obra de Carlo Gesualdo

Abstract: This dissertation presents a work about the nine motets written by the Italian composer Carlo Gesualdo (1566 - 1613) in 1611 entitled Holy Saturday. Each piece was composed in responsorial form. This set of motets - Responsoria Tenebrae - was written for a Catholic Ceremony known as Darkness Service, or Tenebrae Officium. The purpose of this research is to prepare a series of practical proposals that will help the conductor to rehearse and to perform the work. The musical characteristics and the difficulty of this kind of composition show the necessity of a study directed to its practice, from the group choice to its public performance. To reach that objective, this research contains a historic and stylistic overview of the period and of the work of this composer, as well as of the religious service to which the piece was composed, a wide musical analysis and a final chapter with practical suggestions for rehearsal and performance
Subject: Gesualdo, Carlo, Principe di Venosa, 1566-1613
Maneirismo
Prática interpretativa (Música)
Regência (Música)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Garbuio_RafaelLuis_M.pdf21.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.