Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284942
Type: TESE
Title: O paradoxo criador-criatura = o ator em treinamento
Title Alternative: The parados creator-creature : the actor in training
Author: Scalari, Rodrigo Cardoso
Advisor: Bonfitto, Matteo, 1963-
Junior, Matteo Bonfitto
Abstract: Resumo: Este trabalho visa tecer uma reflexão sobre o treinamento do ator encarando-o como um espaço privilegiado para a sua autocriação. Para isso, são realizados diálogos com os conceitos Autopoiese, de Humberto Maturana e Francisco Varela, Micropercepção (Pequenas Percepções), retomado de Gottfried Leibniz por José Gil , e com diversos pesquisadores da arte teatral tais como Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jerzy Grotowski e outros, na busca de um alargamento da compreensão do treinamento do ator e dos fenômenos decorrentes desta prática. Agrega-se à discussão teórica, um aporte prático, a partir da realização de um treinamento corpóreo-improvisacional conduzido por este pesquisador a um grupo de alunas da graduação em Artes Cênicas da Unicamp. Além de conversações com o arcabouço teórico desta pesquisa, a prática é aqui exposta e pensada a partir de percepções oriundas de um diário de bordo deste pesquisador, de diários das alunas envolvidas e vídeos de sessões do treinamento realizado.

Abstract: This work aims to make a reflection on the actor's training regarding it as a privileged space for its self-creation. For this, we conducted dialogues with the concepts Autopoiesis of Humbero Maturana and Francisco Varela, little Perceptions, taken from Gottfried Leibniz by Jose Gil, and with several researchers of theatrical art such as Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jerzy Grotowski and others, looking for a wider understanding of actor training and phenomena resulting from this practice. Adds to the theoretical discussion, a practical contribution, from the creation of a body-improvisational training conducted by this researcher to a group of female graduate students in Theatre Arts at UNICAMP. In addition to talks with the theoretical framework of this research, the practice is outlined here and thought from the perspective derived from a logbook of this researcher, diaries of the students involved, and videos of training sessions held.
Subject: Atores - Treinamento
Autopoiese
Percepção
Energia humana
Jogos de representação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Scalari_RodrigoCardoso_M.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.