Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284941
Type: TESE
Title: A importância dos quintetos de sopro de Anton Reicha no repertório camerístico dos trompistas = estudo analítico e interpretativo dos quintetos n. 1 opus 88 e n. 24 opus 100, à luz de seus tratados de harmonia, composição e melodia
Title Alternative: The importance of the woodwind quintets by Anton Reicha in the Chamber Repertorie for french horn players
Author: Theoro, Jaqueline de Paula
Advisor: Ostergren, Eduardo, 1943-
Ostergren, Eduardo Augusto, 1943-
Abstract: Resumo: Verificando a importância dos Quintetos de Sopro de Anton Reicha, no repertório camerístico dos trompistas, esta pesquisa tem como finalidade apresentar um estudo analítico e interpretativo das obras "Quinteto em Mi bemol Maior opus 88 nº1" e "Quinteto em Si bemol Maior opus 100 nº 24", ambos para flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa, tendo como parâmetros os tratados: Traite de Melodie (1814), o Cours de Composition Musicale ou Traité Complet et Raisonné d?Harmonie Pratique (1818) e o Traité de Haute Composition Musicale (1824-26) do próprio compositor. Na época de composição das obras, Reicha já tinha um amplo conhecimento da trompa natural e por isso, as análises interpretativas foram direcionadas tanto à performance na trompa natural, como na trompa moderna, e desta forma, o trompista atual, mesmo sem utilizar a trompa natural ou a técnica de mão, poderá utilizar na trompa moderna, as informações e observações referentes ao resultado sonoro, exclusivamente característico à técnica de mão, enriquecendo sua interpretação com nuances e características timbrísticas, que antes só poderiam ser percebidas com a performance na trompa natural. Assim, este trabalho além de proporcionar o resgate aos tratados teóricos, amplamente utilizados como referência na época, promove um enriquecimento interpretativo aos trompistas

Abstract: Upon examining the importance of the Woodwind Quintets by Anton Reicha for the chamber music literature and as important repertoire for french horn players, this study has as its main purpose to present an analytical and interpretive study of Woodwind Quintets in E flat major, op. 88 n.1 and Quintet in B flat major op. 100 n. 24. Scored both for flute, oboe, clarinet, bassoon and french horn, this author used as parameters Anton Reicha's own theoretical treatises namely "Traité de Mélodie (1814)" , "Cours de Composition Musicale ou Traité Complet et Raisonné d'Harmonie Pratique (1818)" and "Traité de Haute Composition Musicale (1824-26)" .The dates of these compositions can very well indicate that Reicha had a thorough knowledge of the natural horn. The interpretive analysis here presented are aimed at either the performance of the historical natural horn or the modern french horn. In this way the modern player, even without having access to the natural instrument or the utilization of hand technique, can apply on the modern french horn the information offered here regarding the sound qualities that are a characteristic of hand technique which helps enrich timbristic nuances that can only be perceived on the natural horn. This work, besides offering an insight into the composers theoretical treatises widely used by his contemporaries also offers interpretive suggestions to the modern players of the french horn
Subject: Reicha, Anton, 1770-1836
Quinteto de sopros
Trompa (Instrumento musical)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Theoro_JaquelinedePaula_M.pdf35.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.