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Type: TESE
Title: Forma lírica e campos temporais = fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
Title Alternative: Lyric form and time fields : multiplicities of performance in Karlheinz Stockausen's Klavierstuck XI
Author: Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
Advisor: Martin, Mauricy Matos, 1955-
Abstract: Resumo: Esta tese trata das multiplicidades inerentes à manifestação musical, decorrentes de seus fatores de performance. Após a observação das aberturas enquanto ambiguidades presentes em toda mensagem artística e da performance enquanto momento integralizador da obra musical, este trabalho acata Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen como objeto de estudo, por ser representativa da estética da obra aberta e potencializar as variáveis e imprevisibilidades de performance. A obra é investigada a partir de seu projeto composicional, por meio da consideração do pensamento musical de Stockhausen que determinou aspectos que caracterizam a sua multiplicidade, com ênfase nos interesses do compositor por novas concepções de forma e de tempo musical. A partir desta investigação, Klavierstück XI é observada no contexto das práticas interpretativas, com o intuito de reconhecer que tipo de estímulo oferece a estas práticas. A tese apresenta ainda estratégias de estudo técnico-instrumental da obra, com vistas a proporcionar uma postura interpretativa mais condizente com o complexo jogo de itinerários e conexões proposto pela partitura. Por fim, busca-se conclusões sobre se obras tais como Klavierstück XI inauguram novas multiplicidades interpretativas ou se reconhecem, exploram e potencializam aspectos há muito tempo latentes na manifestação musical ocidental

Abstract: This thesis addresses the multiplicity inherent in the musical manifestation and result of their performance factors. After the observation of the openings as ambiguities inherent in any artistic message and the performance as the defining moment of a musical work, Klavierstück XI by Karlheinz Stockhausen has been chosen as the object of study, because it is a representative work of the aesthetics of open work, with emphasis in the variables and unpredictability of performance. The work was investigated from its compositional design taking in consideration the musical thought of Stockhausen which determined features of the multiplicity of performance related to the interests of the composer in new conceptions of form and musical time. From this research, Klavierstück XI is observed in the context of performance practices. The thesis also presents strategies for a technicalinstrumental work, with a view to providing an interpretative approach more in line with the complex set of routes and connections proposed by the score. Finally, we seek to conclusions about whether such works as Klavierstück XI inaugurate new interpretive multiplicities or explore and enhance features that are implicit in the music for a long time
Subject: Stockhausen, Karlheinz, 1928-2007
Klavierstücke XI
Desempenho
Música - Interpretação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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