Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284919
Type: TESE
Title: Três peças aleatórias de L. C. Vinholes numa abordagem pedagógica para criança = análise, criação de atividades musicais e site
Title Alternative: Three aleatories pieces by L. C. Vinholes ina pedagogical approach for children : analysis, production of musical activities and site
Author: Rosa, Lilia de Oliveira, 1960-
Advisor: Meyer, Aci Taveira, 1939-
Abstract: Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é estudar três peças aleatórias do compositor pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes - Instrução 61, para quatro instrumentos quaisquer (1961); Instrução 62, para instrumentos de teclado (1962); e Peça/Pessa para fazer Psiu/Xi, para bocas (1979) - e, a partir da análise deste material, criar atividades pedagógicas para o uso em salas de musicalização com crianças na faixa-etária de seis a dez anos de idade. O trabalho desenvolveu-se a partir das seguintes questões: Como estimular a imaginação e a criatividade da criança? Quais tipos de músicas ou obras contemporâneas seriam adequados para tal propósito? As peças de Vinholes apresentam-se como possível resposta para estas questões, justamente por serem aleatórias e não exigirem dos usuários qualquer conhecimento musical tradicional ou, ainda, por utilizarem novos códigos ou notações de fácil leitura ou entendimento. Para a comprovação da hipótese, a pesquisadora utilizou-se da abordagem qualitativa, privilegiando a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo com a situação objeto de estudo. Na fundamentação, as principais abordagens pedagógicas da segunda metade do século XX foram discutidas, no intuito de compreender os pressupostos educacionais de pedagogos contemporâneos e contextualizar as peças de Vinholes no âmbito educacional. O trabalho propõe, ainda, a criação de um site para a preservação e divulgação da vida e obra de Vinholes, bem como da presente pesquisa. A autora acredita que este trabalho possa contribuir para o surgimento de novas reflexões, hipóteses, estudos e pesquisas no âmbito da pedagogia musical e do repertório contemporâneo e, principalmente, na formação e postura didática de futuros professores de música e musicalização

Abstract: The main objective of this research is to study three aleatory pieces by the composer from Pelotas/RS Luiz Carlos Lessa Vinholes: Instrução 61, for any four instruments (1961); Instrução 62, for keyboard instruments (1962); and Peça/Pessa para fazer Psiu/Xi, for mouthes (1979) and, from the analysis of this material, create pedagogical activities for use in musicalization classes with children from six to ten years old. This work has been developed from the following questions: How to stimulate the child's imagination and creativity? What kind of music or contemporary works would be appropriate for such purpose? The pieces by L. C. Vinholes are presented as possible answers to these questions, precisely because they are aleatory, do not require any knowledge of traditional music and, better yet, for using new codes and notation of easy reading and understanding. To prove this hypothesis, the researcher used the qualitative approach focusing on obtaining descriptive data through direct and interactive contact with the object of study situation. In the grounds, the main pedagogical approaches of the second half of the twentieth century were discussed in order to understand the educational assumptions of contemporary educators and contextualize the pieces by Vinholes in the educational scope. The paper also proposes the creation of a site for the preservation and dissemination of some aspects of the activities and work of L. C. Vinholes, as well as to make available the present research. The author believes that this work can contribute to the rise of a new thinking, assumptions, studies and researches in the field of music pedagogy and contemporary repertoire, especially in training and didactic/pedagogical attitude of teachers of music and musicalization
Subject: Musica contemporanea - Brasil - Séc. XX
Educação musical
Musicalização
Música - Análise, apreciação
Acaso
Didática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosa_LiliadeOliveira_D.pdf4.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.