Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284910
Type: TESE
Title: A realidade estranha = um poética visual na sociedade da imagem e sua cultura dos imediatos
Title Alternative: The strange reality : a poetic visual of the immediate
Author: Bregion-Garcia, Fabricio
Advisor: Farina, Mauricius Martins, 1961-
Abstract: Resumo: Esta dissertação consiste em pesquisa teórica e prática visual com o objetivo de: 1) discorrer sobre o processo de simulacro quanto ao campo de representação tomado por constructo de realidade na sociedade contemporânea; e 2) produção em artes visuais buscando por poeticidade pessoal na criação expressiva de um regime híbrido. Para estabelecer uma mostra visual, foi realizado uma série de ensaios fotográficos tentando traçar uma ligação do ser humano com o objeto, a fim de refletir sobre questões de consumo como aparato social derivado da pós-industrialização. A pesquisa teórica, por sua vez, apontou processos de simulacro da realidade a serem tomados por padronizações de imagem enquanto interferências imediatas cercadas por multimídia. Dessa forma, a imagem interfere nos marcos da realidade, vindo a preceder do homem questões existenciais na supressão de tempo e espaço, virtualizando assim a sua essência e simulando o seu sobrevir. Foram efetuadas pesquisas no campo da representação, de modo a definir uma linha onde a imagem se flexiona como prioridade subsistente de um real sistematizado: demarcação perspectiva sob padrão monocular de visão, recorte fotográfico a fundar o dinamismo audiovisual e coligação midiática numa modelação da imagem como método holográfico. Trata-se, portanto, de uma proposta de esclarecimento ao modo de pensamento via imagem, afirmando-a como redinamização do real. Conseqüentemente, no trabalho de mostra visual, partindo dos estudos refletidos pela dissertação, indica-se que estamos diante de um circuito portado de imagens construídas, a cercar-nos como totalidade do que se tem por real. Com efeito, se pretendeu estabelecer junto desse padrão de normalidade construída por imagens, uma relação de estranhamento aos eventos do portado como cotidianidade, atuando no trabalho dissertativo textual e da produção poética visual quanto às reflexões do signo hibridizado nas instalações, por atuação em foto, pintura e objetos

Abstract: This thesis consists of theoretical research and visual practice with the aim of: 1) discuss the process of simulacrum on the field of representation taken by the construct of reality in contemporary society, and 2) production in the visual arts by seeking to create personal poetic in a hybrid regime. To establish a visual show was held a series of photographic essays attempting to draw a connection between human beings and the object in order to reflect on consumer issues such as social apparatus derived from post-industrialization. The theoretical research, in turn, pointed processes simulacrum of reality to be take by standardization of image as interference immediately surrounded by multimedia. This way, the image interferes in frameworks of reality, coming to precede man's existential questions in the suppression of time and space, thus virtualizing its essence and simulating their survival. Were performed research in the field of representation, so as to define a line where the image coming as priority systematize the real: perspective demarcation under standard of vision monocular, clipping photographic to found the audiovisual dynamic, and union of media in shaping the image as holographic method. It is, therefore, a proposal to clarify the mode of thinking through picture, claiming it as a revival of the real. Consequently, in the work of visual displays, based on the studies reflected by dissertation, indicates that we have a circuit ported of images constructed surrounding us as a all, and of that is real. Indeed, the intention was to establish with this pattern of normality to be constructed through images, a ratio of strangeness to the events ported as everyday life, acting on the essay textual and poetic visual to the reflections of the sign hybridized on the installations, by acting in photo, paintings and objects
Subject: Sociedade de consumo
Poeticas visuais
Fotografia
Pintura
Arte
Hibridação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bregion-Garcia_Fabricio_M.pdf4.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.